Somos convidados a ser misericórdia para o próximo

somos_convidados_a_ser_misericordiaA misericórdia de Deus. As Sagradas Escrituras falam diversas vezes da missão de Jesus aqui na terra e do EspÍrito Santo. Uma missão a sua que é toda misericórdia. (Gal 4,4; Jo 3,17.34; 5,37; 6,57; 7,28; 8,42; 10,36; 17,18; 20,21; Gal 4,6; Jo 14,26; 16,7). A missão de Jesus inicia com a Encarnação, concebido no ventre da Mãe por obra prima do EspÍrito Santo. Por meio da sua missão aqui na terra somos convidados por ele mesmo a sermos com nossas vidas missionarios com seu Ide e anunciai!

Chamados a ser «missão do Filho» no meio do mundo como batizados, tomamos a consciência de ser missão do Filho na terra, e não podemos deixar de vive-la em clima de misericórdia; este testemunho não é nada mais que a perpetuação das obras da misericórdia do Senhor que nos amou até a morte e morte de cruz.

Jesus, pela concepção virginal de Maria Santissima, inicia a morar no meio de nós e estar presente em meio a nós; Esta não é uma simples revelação mas é a realidade pessoal e substancial da pessoa de Jesus, diz o teólogo S. Tomas de Aquino.

A missão de Jesus é finalizada portanto à nossa participação, à mesma vida de Jesus como filhos no Filho.

O EspÍrito nos transforma interiormente se o deixamos agir em nossa vida repondo-nos no caminho de santificação (Gal 4,6) e nos renova em seu amor derramando sobre nós seu fogo santificador.

A igreja é a realização da missão do Filho e do Espirito Santo que se realiza “por meio dos sacramentos” ela realiza a nossa comunhão com Cristo mediante a palavra que tem o poder de edificar (At 20,32); pelo Batismo que nos faz corpo de Cristo, pela graça do Apóstolos que nos levam por meio dos ensinamentos à maturidade da fé. E por meio do Batismo ainda, fomos curados como membros deste mesmo corpo de Cristo e enfin, por meio das multÍplices graças especiais chamadas «carismas» o Espirito Santo nos levaria à perfeição e ao cumprimento da nossa santificação (Canone Euc. IV), realizando em nós o projeto de Salvação do Pai reservado para nós por meio da Igreja (Clemente d’Alessandria).

Use bem seu coração, sua mente e sua fé, busquemos juntos a misericórdia e abramos as portas do coração para ter misericórdia também para com o nosso proximo procurando falar bem de Deus mas termos também ele conosco. Sim, ter Deus conosco, concretamente, com a vontade de querer sermos amados.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.