Sou feliz por ser católico e não temo em dizer

Sou feliz por ser católico e não temo em dizerO Senhor Jesus nos chama a segui-lo sempre. Na minha experiência como padre, al longo desses anos, ja conheci muita gente santa, e uma Igreja em busca de viver a cada dia em santidade de vida. É Ele quem nos interpela, convoca, toma a frente, porque é ele através de nós, que continua a missão divina, é Ele quem salva e atrai todos al Pai através do Espirito Santo. Nos chama hoje a segui-lo e a testemunhar a sua vida e a sua missão.

Neste sentido, precisamos como católicos ser também protestantes, pentecostais; é todo um programa a fazer-se! Todos nós, bispos, padres, consagrados e nao, precisamos sempre mais retornar às dimensões originais da fé. Aquela que alguns evangélicos vivem e se “vivem” que sejam evangélicos, mesmo se não sou nenhum milimetro, menos evangélico que cada um deles. Sempre fui evangélico e o sou. Aqui tem toda uma explicação por traz dessa expressão.

O Espírito Santo não precisa dos nossos decretos para agir. Ele é soberano. Mas isso não significa que possamos agir independente do Magistério da Igreja. É a Igreja quem deve discernir estes “sopros”, sem jamais extinguir o Espírito. Nessa dimensao, precisa hoje que demos importancia às duas dimensoes da vida crista, ou seja o testemunho e a espiritualidade. Uma sem a outra nao é verdadeira. O dizem os documentos do Conc. Vaticano II em qualquer dos documentos emanados para a Igreja.

Ele nos chama à fidelidade de vida justamente porque é também através da nossa vida que ele resgata todos a si: “Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor. (Mt, 9,36). Amigos, amigas, a este proposito, precisamos escutar com coragem e determinação o que o Santo Padre Francisco vem pregando desde que foi eleito: para sermos verdadeiros, precisamos não esquecer a salvação, não somente nossa mas também dos nossos irmãos e amar a pobreza, a simplicidade, os pobres, que foram os que Jesus privilegiou.

Não o façamos con lindas palavras e lindos discursos, mas em espirito e em verdade. Eu por primeiro, retomemos o caminho de Jesus, voltemos o nosso olhar “de um modo novo” àquele que nos redimiu. Sigamos o exemplo da Mãe, que fez de sua vida um canto de louvor ao Pai. Jesus nos deu ela como mãe ao pés da cruz (Jo 19, 26-27). Qual filho que não segue os conselhos e exemmplos de vida da propria mãe?

Realmente precisamos “resgatar” sempre mais uma Igreja cada vez mais una, santa, católica e apostólica. Hoje quem quer testemunhar O Senhor Jesus como o Senhor da propria historia tem que ter um pé na terra e no céu!

“In manus Tuas”

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.