Verdadeiramente carismáticos

verdadeiramente_carismaticosNossa música de louvor de tipo carismático

Ė um dos modos típicamente carismáticos que eleva a alma ao louvor e à adoração nos ambientes e grupos onde vive-se no carisma do Movimento da Renovação Carismática Católica, precisam a meu ver, continuar sempre mais a serem inspirados pelo mesmo espirito de louvor e de adoração, em espirito e em verdade. O louvor se identifica como “louvor carismático”, enquanto nasce em ambientes onde se respira o clima de Pentecostes de acordo com o carisma renovado acolhido e aprovado pela Igreja Católica; nossos últimos papas de fato, falam deles como uma riqueza para a Igreja, ja dizia Bento XVI, como todos os movimentos eclesiais reconhecidos pela autoridade máxima da Igreja, cada um segundo o próprio carisma de como nasceu no seio da Igreja.

O canto de louvor é a oração cantada que caracteriza os nossos grupos e ambientes renovados, não são fruto ou pelos menos não deveriam ser, de um mero esforço humano mas, mais ainda, de uma manifestação espontanea do Espírito, que como o escorrer da agua ao mar, surge e derrama ao coração, como uma fonte. E, realmente, o Espírito Santo é espírito de gloriicação: onde Ele se faz presente, se manisfesta em sua glória e nos embriaga, nos envolve, cria o clima e a atmosfera de louvor. Basta lembrar os numerosos textos da Palavra de Deus e constataremos que as manifestações do Espirito, são acompanhadas pelo louvor e pela glorificação de Deus.

No dia de Pentecostes, os apóstolos e os discipulos “Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

Deixavam multidoes maravilhadas: “Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua”. (Atos dos Apóstolos 2,1-13).

Portanto o louvor nos grupos e renuniões carismáticas, são mais uma consequencia da ação do Espirito Santo e da oração do que efeito do empenho da mente humana.

“Louvar” é elogiar, é aplaudir, enaltecer, expressar gratidão, falar bem de alguém, engrandecer e exaltar. Elogiar a Deus – Pai, Filho e Espirito Santo – por motivos reais, claros, evidentes e concretos. E’ aplaudir e engrandecer a Deus por suas maravilhas, realizadas no mundo, na sua Igreja, em seus filhos. Quando vemos estas obras, devemos ficar maravilhados e o nosso coração cheio de expresôes de louvor. A partir deste modo ou de outros de enaltecer ao Senhor, seremos sempre mais uma Igreja que iniciou sua missão no dia em que o Espirito Santo deu a coragem e o impulso para partir sem medo e anunciar as suas maravilhas!

Sejamos assim, naturalmente assim, e seremos verdadeiramente carismaticos.

O Senhor te abençoe e te guarde!

Padre Antonio Lima.