José e Maria viviam em simplicidade mas alegres por terem Jesus em casa e sofreram por serem os pais adotivos de Jesus.
Eram privilegiados porém e exultavam mesmo no sofrimento, por terem Jesus com eles, puderam colocar Jesus nos braços, viver com ele.
Nós também podemos fazer o mesmo, temos Jesus na Eucaristia e ele é nosso Rei.
Na liturgia da Igreja vivemos neste tempo de Advento, o Domingo da alegria e nos perguntamos: como alegrar-se diante do sofrimento? somos todos necessitados e em um modo ou em outro todos sofremos, mas o segredo esta em superar a provação não deixando que o sofrimento domine também o nosso coração. Temos Jesus e não podemos nos deixar levar pelas coisas e sentimentos.
Com Jesus, podemos superar o sofrimento.
Jesus nos ajudada, precisamos orar sem cessar, constantemente, pedindo-lhe que nos ajude.
Precisamos saber que existe o sofrimento interno e aquele externo, são as causas de nossos sofrimentos. Aquele interno é causado pelo pecado, o nosso orgulho, egoismo, pensamentos maldosos, faltas de caridade etc, que causam um sofrimento interno e um peso na consciência. Não queremos aceitar que erramos e nos impomos. Queremos tudo do nosso jeito e as vezes diretamente ou indiretamente com uma certa prepotência do tipo, é assim e pronto. São os nossos pecados então, que nos causam tristeza e esses sao as causas internas de nosso sofrimento.
Os sofrimentos externos são causados pelas situações do nosso dia a dia: a falta de trabalho, as divisões familiares, as doenças, os sonhos que não se realizam… e assim por diante. Mas tudo isto, causas internas ou externas, precisam ser confiadas a Jesus para vivermos na alegria de sua chegada.
Está chegando o Santo Natal, e esperamos seu nascimento para festejar, ao contrário de tantos que não o esperam, o esperamos também por estes.
Podemos coloca-lo nos braços, viver com ele. Preparemos a nossa alma na alegria deste tempo para termos Jesus conosco, e coloquemos os sofrimentos em suas mãos e deixemos que ele faça o resto.
O Senhor te abençoe e te guarde,
Padre Antonio Lima.