O papel dos pais e educadores

Olá pais catequistas e educadores esse semana estou repostando um artigo de 2009 de Santa Teresinha que fala da importância do papel dos pais e educadores.
Estamos vivendo uma fase onde a família está perdendo valor. Alguns pais estão cada vez mais focados no Ter do que no Ser.
Com isso deixam de ser pais, acabam não tendo tempo para seus filhos e acreditam que toda a falta pode ser recompensada com brinquedos e presentes.
Alguns filhos passam mais tempo com os professores na escola do que com seus pais, com isso o papel de Educador que o pai exercia passou a ser papel do professor e do educador. Mas isso é bom? Como será o futuro dessas crianças?

Santa Teresinha fala da importância do papel dos pais e educadores

 

“Uma pobre mulher, parente da nossa empregada, morreu jovem deixando três criancinhas. Durante sua doença, guardamos em casa as duas meninas, tendo a mais velha apenas 6 anos. Cuidava delas o dia todo e era uma grande satisfação para mim ver com quanta candura acreditavam em tudo o que lhes dizia.
É preciso que o santo batismo deposite nas almas um germe muito profundo das virtudes teologais para que se manifestem desde a infância e que a esperança dos bens futuros baste para fazer aceitar sacrifícios. Quando queria ver minhas duas meninas bem conciliadas, em vez de prometer brinquedos e bombons àquela que cederia em favor da outra, falava-lhes das recompensas eternas que o Menino Jesus daria no Céu às crianças bem comportadas. A mais velha, cuja razão começava a se desenvolver, olhava-me com olhos brilhantes de alegria, fazia-me mil perguntas gentis sobre o menino Jesus e seu belo Céu e prometia-me com entusiasmo ceder sempre em favor da irmã, dizendo que nunca na vida esqueceria o que lhe havia dito “a grande senhorita”, pois era assim que me chamava… Vendo de perto essas almas inocentes, compreendi ser grande infelicidade não formá-las bem desde seu despertar, quando são como uma cera mole sobre a qual se pode depositar tanto as impressões das virtudes como do mal… compreendi o que Jesus disse no Evangelho: que seria melhor ser lançado ao mar do que escandalizar uma só dessas crianças. Ah! quantas almas chegariam à santidade se fossem bem dirigidas!… 

Santa Teresinha do Menino Jesus

HISTÓRIA DE UMA ALMA
Manuscrito «A»
Janeiro de 1895
FONTE: http://www.teresinha.com/conteudo.asp?p=p000132 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.