A pequena Semente

O Grão de Mostarda

Evangelho: Mc 4,26-34

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

Vamos entender melhor essa história?

TEATRO – A pequena sementinha!

NARRADORA: Nossa história aconteceu há muito tempo atrás,na época que Jesus esteve entre nós contando histórias. Luizinho comprou um saco com muitas sementes para plantar muitas árvores frutíferas.
Entre as sementes estava um pequeno grão de mostarda,que veio por engano entre as outras.Por ser muito pequenina,não foi percebida por Seu Luiz. As outras sementes,quando viram aquela coisinha miúda, começaram rir da pobre sementinha.

ABACATEIRO: Vejam como essa semente é pequenininha…

MANGUEIRA: Será que é uma semente, ou um grãozinho de areia

NARRADORA: Havia ali muitas sementes e todas começaram a rir da pequena semente de mostarda, até que de-repente apareceu por ali a Dona Coruja e escutando a conversa foi logo dizendo.

DONA CORUJA: Parem já de maltratar a pequena sementinha. Ela vai se tornar uma enorme arvore

LARANJEIRA: E como é que a senhora sabe disso heim dona Coruja?

DONA CORUJA: Na minha família sempre ouvimos muitas histórias   e essa foi contada pela minha tata tataravó. Ela gostava de acompanhar Jesus em suas viagem e certa vez, Jesus contou essa parábola a uma grande multidão.

MANGUEIRA: Que história é essa?

DONA CORUJA: O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

ABACATEIRO: Hum então quer dizer que essa pequena sementinha é uma grande arvore?

DONA CORUJA: Sim senhor abacateiro

ABACATEIRO: Que vergonha, me perdoe pequena sementinha por ter sido tão mal educado com você.

GRÃOZINHO: Eu te perdoou sim, foi isso que aprendi com Jesus. Que devemos perdoar sempre.

LARANJEIRA: Mas porque Jesus estava comparando o grão de mostarda ao Reino dos Céus?

DONA CORUJA: Jesus estava querendo ensinar a eles que é preciso crescer na fé.

NARRADORA: E assim todas aquelas sementes aprenderam que como a pequena semente que se transforma numa enorme planta, assim é a Palavra de Deus que transforma a nossa Vida. É preciso apenas uma Palavra de Deus para que possamos crescer como pessoas e dar bons frutos, ou seja, nos tornamos bons cristãos.

Deus abençoe!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.