Experiencia de Oração para crianças - Espirito Santo

TEMA: O DOM DO ESPÍRITO SANTO

Objetivo do tema: Apresentar o Espírito Santo que, ao mudar nosso coração, capacita-nos para viver a Vida Nova.

A – A promessa


Antes da Sua morte Jesus disse aos seus discípulos: “No entanto, eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas, se eu for, vo-lo enviarei” (Jo 16,7)


Quando ele ressuscitou, apareceu aos discípulos e disse-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas esperassem a Promessa do Pai, da qual já lhes falara: Lc 24,49; At 1,5; At 1,8.


Tratava-se de um compromisso de Deus com os homens, através de Jesus. A Vida Nova que Jesus veio trazer não poderia ser vivida sem o Espírito Santo e um Coração Novo, isto é, sem o cumprimento da promessa feita através dos profetas Ezequiel e Jeremias: Ex 11, 19-20; Jr 31,33.


O coração do homem só pode ser mudado por Deus. A renovação interior do homem é realizada pelo Espírito Santo, o Espírito de Deus. O Espírito de Jesus.
A novidade do Evangelho não é uma lei nova, mas um Espírito Novo, que Jesus glorificado envia aos seus para que possam viver a vida de filhos de Deus. (Rm 8,15; Gl 4,6)


A obra da salvação não consiste somente em sermos perdoados de nossos pecados, mas na transformação de nosso coração pecador em um coração como o de Jesus. É o próprio Espírito Santo que cumpre a lei em nós. É Ele que nos capacita para viver a vida de fé, amor e serviço, conforme a vontade de Deus. A única lei do cristão é a atividade do Espírito Santo nele. A ação do Espírito Santo no homem faz modificar todos os seus apetites, critérios e valores. Já não segue os desejos da carne. Transformado pelo Espírito, deseja, quer e faz as obras do Espírito. (Gl 5,17-18, 19-23)


O Espírito Santo, que recebemos em nosso batismo, é uma força interior no homem que o muda e o transforma radicalmente. Tão interior e radical é a ação do Espírito Santo em nós que o Espírito de Cristo vem a ser nosso espírito. (Gl 6,15 – criaturas novas)

B – O cumprimento da promessa


50 dias após sua ressurreição, Jesus, cheio do Espírito Santo, cumpriu sua promessa: enviou, do céu, a torrente do Espírito Santo sobre seus discípulos, reunidos em oração, junto com Maria. (At 2,1-4)


Pentecostes não foi outra coisa senão Cristo Glorificado, cheio do Espírito Santo, que abriu seu coração para derramar seu Espírito sobre seus discípulos e transformá-los em novas criaturas. Os apóstolos foram inundados pelo Espírito Santo, submergidos, cheios em plenitude. A efusão do Espírito Santo neles foi total. Esta efusão mudou totalmente as coisas para eles:


a) Conheceram verdadeiramente a pessoa e a missão de Jesus


b) Transformou seu coração. At 4,32 – Os discípulos começaram a ter os mesmos sentimentos, interesses e critérios de Jesus. Cristo vivia neles a presença do Seu Espírito.


c) Jesus tornou-se o centro de suas vidas – Não buscavam ser servidos, mas servir; ser amados, mas amar; receber, mas dar. At 20,35

d) Começaram a testemunhar com palavras poderosas. – Pedro começou a falar, e se converteram 3 mil. Experimentaram força nova e começaram a curar os enfermos, e surgiram toda a classe de sinais, prodígios, milagres, que manifestavam a presença de Cristo Salvador no meio deles (At 4, 30-31)


e) O nascimento da Igreja – Fruto da efusão do Espírito Santo foi o nascimento da Igreja, da comunidade dos que creram em Jesus. Só os que têm o Espírito de Cristo podem pertencer a Ele. A Igreja de Jesus Cristo é animada por um só e único Espírito, o Espírito de Jesus, o Espírito Santo. Os cristãos tinham tudo em comum. At 2,44


f) Glorificavam a Deus – começaram a dar graças a Deus sempre e por tudo. Nas alegrias e nos sofrimentos.

 

A PROMESSA DO ESPIRITO SANTO É PARA VOCÊ

Os habitantes de Jerusalém se admiravam da vida dos primeiros cristãos. E perguntaram: Como poderemos nós viver de Jesus, refletida em vocês? Pedro responde: At 2,37. O Espírito Santo foi prometido para cada um de nós. Como sem água não há vida na terra, sem o Espírito Santo não há vida Nova. (Jo 7,37-39)


Condição para beber da Água Viva: ter sede. Quem tem sede, pede a Jesus que derrame em si o rio de água Viva que jorra de seu lado aberto – O Espírito Santo. A condição é que reconheçamos que temos necessidade do Espírito Santo. De quanto necessita você? Jesus mesmo prometeu que enviaria uma nova efusão de Seu Espírito da parte de Seu Pai Celestial. (Lc 11, 9-13; 1o Tess 5,24). O que Jesus fez no Cenáculo pode fazer aqui, agora! Quanto nos custa? – Nada. É DOM, é grátis. Jesus conquistou-o para nós.

ORAÇÃO: Amigo do céu! Vinde sobre mim; sobre minha família e iluminai nossos passos! Amém! Promover o Batismo no Espírito Santo, formar grupinhos de 3 crianças e rezar pedindo o Espírito Santo.

 

Estudo Bíblico – Espirito Santo

1º Dia- Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 1 Coríntios 12:13

2º Dia – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Atos dos Apóstolos 2:38

3º Dia –E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Atos dos Apóstolos 9,17

4º Dia“E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos,
os jovens terão visões. Joel 2:28

5º Dia – O Eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco.

Atos dos Apóstolos 8,37-40

6º Dia – O Espirito do Senhor esta sobre mim, pois ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres. Lucas 4, 18

7º Dia –Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres.

E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
1 Coríntios 12:13

*Perguntas para meditar e escrever no Estudo Bíblico de cada dia:

1- O que Deus falou para mim?

2- Como colocar em prática o que Deus me falou?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.