Seminário de Dons Infusos para crianças - Conselho

DOM DO CONSELHO

Dinâmica – Luz que o Espírito nos dá para distinguirmos o certo do errado.

Sortear uma criança para fazer a dinâmica.

Apagar a luz e deixar tudo escuro. Pedir a criança escolhida que encontre um objeto no local. As outras crianças permanecem sentada e em silêncio.

Depois de uns minutos dar a essa criança uma lanterna e agora com a ajuda da luz ele pode encontrar o objeto solicitado.

Apresentar duas frutas (1 boa e outra estragada) e pedir a ele para escolher

O dom do Conselho é essa lanterna que ilumina e nos faz caminhar na direção certa. Nos orienta no caminho certo. 

ENSINAMENTO – DOM DO CONSELHO

O QUE É ESSE DOM?

Dá-nos o equilíbrio para agir de acordo com a vontade de Deus. Discerne, isto é, separa, divide o certo do errado. É a medida da ação acertada. Leva-nos a viver com seguinte pergunta ecoando em nossos corações: O que Jesus faria nesta situação?

Luz que o Espírito nos dá para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso e, assim, orientarmos acertadamente nossas vidas e a vida de quem nos pede orientação e conselho. Este dom nos faz saber, pronta e seguramente o que convém dizer e o que convém fazer nas diversas circunstâncias.

O conselho é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus. Ele nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos, assim, crescer interiormente, para não nos deixar agir à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas”.

O dom do Conselho nos faz sábios diante da vida e nos impulsiona a procurar a Deus e a levar os outros a Deus. Dom Bosco, quando ainda menino, fazia mil peripécias para divertir os seus amiguinhos, desde que depois eles rezassem juntos o Terço.

PALAVRA: O Bom Samaritano 

 

TAREFA DE CASA 

Confeccionar com eles um cartãozinho e nele estará escrito:

O que Jesus faria nesta situação?

Colocar na cabeceira da cama, ou em um lugar bem visível no quarto. Diante das situações procurar ter as atitudes de Jesus.

Por ex: a mãe pede para você arrumar a cama, você está muito cansado…mas ai você pensa em Jesus, o que ele faria nessa situação? Com certeza Jesus ama tanto a sua mãe que lhe obedece. Então você quer se parecer com Jesus? Mesmo cansado vou arrumar minha cama. Escolhi o certo – obedecer!

ORAÇÃO FINAL: Jesus, quero que o Senhor seja sempre a Luz da minha Vida, quero viver longe do pecado e estar sempre perto de ti. Obrigado pelo seu amor. Amém !

 

Estudo Bíblico – Dom do Conselho (Conselhos de Jesus)  

Cura da Mão paralisada (Lucas 6, 6-10)

Tributo a César (Marcos 12, 13-17)

Quantas vezes devemos perdoar (Mateus 18, 21-22)

Parábola da Viúva Pobre(Lucas 21, 1-4)

A Mulher Adúltera (João 8, 1-11)

O Jovem Rico ( Mateus 19, 16-23)

Correção Fraterna (Mateus 18, 15-18)

Perguntas para meditar e escrever, no seu Estudo Bíblico de cada dia:

1- O que Deus falou para mim?

2- Como colocar em prática o que Deus me falou?

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.