Dons Carismáticos para as Crianças -Discernimento dos Espíritos

DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS

ObjetivoEnsinar as crianças a importância do dom do discernimento. Discernir a voz de Deus nas situações. É a voz de Deus que nos diz o que é certo e o que é errado.

PROGRAMAÇÃO:

Dezena do Terço

Animação

Oração pedindo o Espirito Santo e seus dons

ENSINAMENTO – DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS

O QUE É ESSE DOM?

Este dom, como todos os outros, é muito importante para a vida cristã, pois nos levará a distinguir a voz de Deus das outras vozes, que tentam nos confundir. É muito importante que cada cristão se abra inteiramente a este dom para não se deixar arrastar pelas suas paixões e pelas tentações do inimigo e, assim, livremente fazer a vontade de Deus. Talvez, momentaneamente, uma atitude ou palavra, como também um sentimento, ou ainda um pensamento, traga ao cristão realização, alegria, mas se não for da parte de Deus, logo perceberá quão vazia ficou sua alma, pois só a vontade de Deus pode levar o homem à verdadeira alegria e realização.

Por isso é muito salutar o exercício cotidiano desse dom para que cresça em si um discernimento apurado com relação a todas as coisas. Algo pode aparentemente parecer bom, mas só Deus sabe o que é verdadeiramente bom.

O discernimento dos espíritos protege o exercício dos dons carismáticos. Por ele o cristão reconhece se os dons que estão sendo exercidos são impulsionados pelo Espírito de Deus ou se é uma ação humana ou diabólica.

PALAVRA: A pecadora perdoada (quem não tiver pecado, atire a primeira pedra)

A outro é dado pelo Espírito o discernimento dos espíritos” ( I Cor 12,10).
Este dom nos permite discernir, examinar, perceber e identificar em nós mesmos, nas outras pessoas, nas comunidades, nos ambientes e nos objetos o que é de Deus ou o que é da natureza humana, ou ainda, o que é do maligno.

REZAR: Pedindo o dom do discernimento

EXERCITAR: Dinâmica: Atividade – Caminho de Obstáculos

Desenvolvimento – Uma criança ficará com os olhos vendados. Três crianças serão escolhidas para auxiliá-la numa caminha de obstáculos. A primeira será Jesus que lhe indicará o caminho sem tropeços, ela só terá que obedecer. A segunda será o inimigo que fará tudo para que ela tropece por isso ela deverá fazer o contrário que ela disser. A terceira será a voz humana que será uma voz banal, ela escolherá se obedece ou não. O objetivo é chegar ao final do percurso.

TAREFA DE CASA: Estudo Bíblico

Estudo Bíblico – Dom de discernimento e Profecia

João 9, 1-3 (Discernimento: A cegueira foi para manifestar a Glória de Deus)

Mateus 4, 1-4 (Discernimento: Como vencer o maligno, com a Palavra de Deus)

I Coríntios 2, 11-12 ( Discernimento: O Espírito Santo nos dá a conhecer aquilo que é de Deus)

I Coríntios 14, 3-4 (Profecia: dom para edificação, exortação e consolação)

I Coríntios 14, 31 (Profecia: todos podem profetizar)

Tessalonicenses 5, 19-21 (Profecia: não desprezar as profecias, ficar com o que é bom)

Atos 2, 17-18 (Profecia: derramarei o meu Espírito e profetizarão)

Perguntas para meditar e escrever, no seu Estudo Bíblico de cada dia:

1- O que Deus falou para mim?

2- Como colocar em prática o que Deus me falou?