Célula Sentinela Kids - IV - Encontro - Virtude Santo

Tema: Virtude dos Santos – São Felipe Néri

Programação: 

 

1- Canto –

2 – Oração ao Espírito Santo

3 – Virtude de um Santo – São Felipe Néri

4- Atividade I – Colorir o desenho de São Felipe Néri

SÃO FELIPE NÉRI

Você sabe a data em que você foi batizado? O santinho dessa história foi batizado assim que nasceu. Você sabia que devemos comemorar a data do nosso batismo, pois neste dia algo especial aconteceu nos tornamos filhos de Deus.

São Felipe Neri era um garoto tão amável, alegre, inteligente e bondoso que logo recebeu um apelido “Pippo Buono” que significa “bom Filipinho”. Nasceu na cidade de Florença, na Itália. Recebeu o Batismo, um dia após o seu nascimento.

Felipe foi crescendo e em seu coração crescia também o amor por Jesus. Seus pais queriam que ele fosse comerciante, o enviaram para morar com um tio na Vila São Germano, mas Felipe gostava mesmo era de rezar.

Partiu para Roma como peregrino e começou a dar aulas para algumas crianças, e no tempo livre dedicava-se a oração. Depois de dois anos resolveu recomeçar seus estudos, e fez Teologia. Quando ele completou 36 anos é que se tornou sacerdote, dedicando-se as confissões.

Ele tinha um grande sonho, queria evangelizar a Índia, e quando foi perguntar para Deus se essa era também a vontade de Deus para ele, procurou um amigo para conversar e a resposta divina veio: Filipe não deves buscar as Índias, mas Deus te quer aqui em Roma. Mas tarde ele mesmo falou a esse respeito: “Quem faz o bem em Roma, o faz a todo mundo”. E a partir dai se dedicou com alegria a evangelização, se doando aos jovens, aos pobres, enfermos, e a todos que o procurava pedindo ajuda.

Certa vez, foi chamado para atender uma família, cujo filho está muito doente. Era o filho de uma das famílias mais antigas de Roma os Príncipes Máximo. O filho de 14 anos corria perigo de vida, São Felipe estava celebrando a Missa naquele momento e no final da Missa é que recebeu o recado de que o príncipe estava prestes a morrer.

São Felipe se apressou dirigindo se ao Palácio, encontrando o jovem já sem vida, e sem que tivesse a oportunidade de receber os últimos sacramentos. São Felipe Neri, colocou a mão na cabeça do jovem e rezou, chamando-o pelo seu nome.

De repente o jovem que já estava morto, abriu os olhos e falou com São Felipe Neri, e recebeu os sacramentos. Que história incrível, mas não termina ai, depois disto, o santo perguntou-lhe se queria ir já para o céu. E o jovem respondeu que sim, porque estaria com a mãe e a irmã. São Felipe disse-lhe: – Vai em paz! E Paulo voltou a morrer.

Felipe Néri não tinha medo da morte, um dia ele estava jogando bola com os meninos, e falaram assim: Felipe se você fosse morrer agora, ou se Jesus fosse voltar o que você faria? Alguns meninos disseram: eu ia para a Igreja confessar, outro disse eu pagaria minhas dívidas. Felipe falou: eu continuava aqui jogando bola, pois estou em paz com a minha consciência. E quer saber quais foram as últimas palavras de São Felipe Néri quando ele morreu no dia 26 de maio, aos 80 anos de idade? A fonte da minha alegria está na Eucaristia. Foi beatificado pelo Papa Paulo V em 1614 e canonizado pelo Papa Gregório XV em 1622. Sua festa é celebrada em 26 de maio. Ele é conhecido como o Patrono dos comediantes. Ele disse uma vez: “Longe de mim, o pecado e a tristeza!”

Oração

São Filipe Neri, nos ensine a amar a Deus de todo coração, e que eu seja sempre alegre!

1- O que aprendi com essa história de São Felipe Néri?

ATIVIDADE: Colorir o desenho de São Felipe Néri e colar no caderno de estudo.

ESTUDO BIBLICO 4 – Biblia Infantil Cançao Nova

Segunda-feira – São Felipe Néri

Terça-feira – Isaac e Rebeca – PG 52-57

Quarta-feira – Esau e Jacó – PG 58-66

Quinta-feira – José – PG 67-72

Sexta-feira – Jose reencontra os irmãos – PG 73-81

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.