Vamos ensinar a exercer a Caridade?

A Caridade é o maior antídoto contra o egoísmo e a solidão! Vamos exercer a Caridade?

Uma das pregações mais bonitas e mais conhecidas de São Paulo foi sobre a Caridade, que se traduz também em Amor ao próximo (I Corintios 13, 1-3). O Papa Francisco tem falado constantemente sobre o exercício da Caridade, não só na época da Quaresma, mas em todos os momentos de nossas vidas.

O Exercício da Caridade nos faz mais compassivos, tiramos os olhos de nós mesmos e olhamos para as necessidades dos outros. O Ministério da Catequese é um serviço de caridade por excelência! O Catequista é comprometido com a causa do outro, e doa-se num serviço voluntário em função do Reino de Deus! Esta caridade, este amor que faz parte da característica do Catequista, e este precisa transmitir e contagiar não só por seus catequizandos, mas por ele passa! 

Que tal levar as crianças para uma atividade fora da sala da catequese? A quaresma é um tempo propício para exercitar a Caridade com nossas crianças. Convide todos a doarem um brinquedo e no próximo encontro, levem à um orfanato, peça para que todos tragam um sabonete, ou um desodorante e levem à um Asilo de velhinhos, ou juntem alimentos e levem à famílias carentes. Não deixe o tempo da Graça passar, peça ao Espírito Santo que lhe dê criatividade e não perca tempo de exercer a Caridade e contagiar outas pessoas à fazer este gesto de Amor!

Você pode passar estes vídeos baixo nas reuniões da Catequese antes de levá-los a uma experiencia concreta da Caridade. A Campanha da Fraternidade deste ano, que tem a Irmã Dulce como Santinha intercessora, também pode nos ajudar bastante!

 

No  livro Criança também reza, lançado agora pela Canção Nova Kids, há muitas orações bem legais para vivermos a intimidade com Jesus, e na página 07, temos a oração “Para aprender a Compartilhar!” que nos ajuda 

 

Na Revista Canção Nova Kids Edição Especial numero 100, tem uma catequese bem legal do Papa Francisco e esta atividade para ajudar a Turminha do Jonas à levar alimentos ao irmão necessitado.

Que o Espírito Santo nos conduza cada dia mais no execício caridoso de levar o conhecimento das coisas de Deus para nossas Crianças! 

Ângela Menezes

Comunidade Canção Nova

@angelamenezescn

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas