Vamos rezar a Via Sacra!

E se você já tem esta prática, vamos rezar com toda nossa família, e em especial aos catequizandos? Antes, é bom a gente saber de onde surgiu isso!

O que é a Via-Sacra?

É uma prática para meditarmos o doloroso caminho que Jesus percorreu desde quando foi preso por Pilatos até ao Calvário, onde foi crucificado e morreu pela nossa Redenção.

Como surgiu a prática deste exercício?

A verdadeira origem desta devoção foi pelo testemunho de Nossa Senhora! Sim, depois que Jesus subiu ao Céu, sua Mãe tinha por único consolo fazer todo o caminho doloroso que seu único filho tinha percorrido, sempre chorando, então os primeiros Cristãos imitaram o exemplo de Maria, e não ficou só ali, os perigos que iam a Jerusalém, para venerar os santos lugares que, viam e adquiriram esta devoção e em todo o  mundo hoje se exercita esta prática, em especial durante a Quaresma.

Qual é o objetivo desta devoção?

O objetivo é exercitar nossas almas o amor incondicional e gratidão a Jesus Cristo, que sofreu por nós, num ato de contrição dos nossos pecados, que foram a causa dos sofrimentos do Nosso Senhor e Salvador. E este exercício de piedade traz nas almas que o praticam muitos frutos de santidade! 

Indulgências anexas à Via-Sacra

Você sabia que quem reza a Via-Sacra ganha indulgências?! Sim! Além de nos aproximarmos mais de Jesus, Ele ainda nos dá de presente indulgências plenárias a todos que a rezarem, porque nós recordamos as dores sofridas por Amor incondicional à cada um de nós!  Para ganhar a indulgência plenária, determina-se o seguinte:

1 – Confessar-se e rejeitar todo pecado (uma Confissão para várias Indulgencias)

2 – Participar da e vivenciar a Santa Missa e Comungar com o desejo de receber a Indulgência (uma Missa e Comunhão para cada indulgência).

3 – Rezar pelo Papa ao menos: um Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

4 – Escolher uma das atividades:
– Via Sacra na igreja diante dos quadros, ou
– Reza do Terço em família diante de um oratório, ou
– Adoração do Santíssimo diante do Sacrário, por meia hora, ou
– Leitura meditada da Sagrada Escritura por meia hora.

 

Que o Espírito Santo nos conduza ao encontro com Cristo Sofrido e Ressuscitado através da Via Sacra!

Ângela Menezes

Comunidade Canção Nova

@angelamenezescn

 

Atividade para as Crianças pintarem, enquanto os Pais, Educadores, Evangelizadores infantis contam a história da Via Sacra:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.