Poder da Oração pessoal, em família e comunitária.

O poder da oração pessoal, em família e comunitária vai muito além daquilo que nós imaginamos.

“O amor é a verdadeira fonte da unidade e da força da família, juntamente com a oração” Papa João Paulo II

Se enxergássemos com olhos espirituais, veríamos o combate constante entre o bem e o mal ao nosso redor, veríamos os anjos do Senhor combatendo ao nosso favor, e veríamos também os anjos maus combatendo para nossa perdição. 

Crianças em Adoração ao Santíssimo Sacramento

Neste momento onde o mundo todo está com os olhos voltados para a pandemia de um vírus, como cristãos, como homens e mulheres de fé, devemos fixar nossos olhos em Jesus Cristo, na esperança, na fé e na oração pessoal, em família e comunitária.

“Na história do povo de Deus diante das pestes e epidemias para muitos a oração sempre foi a primeira resposta. Dela vem nosso auxílio e proteção diante dos males. Tempo de precaução e oração!”  

Jesus tinha o costume de rezar em comunidade todos os sábados (Lc 4,16), o de ir as romarias pascais (Lc 2,41-52), de ir nas festas das Tendas (Jo 5,1-9; 7,1-14), mas também tinha o costume de fazer sua oração pessoal todos os dias (Lc 22,39) e principalmente nas decisões importantes como na escolha dos Apóstolos (Lc 6,12-16).

 

Aqui na Canção Nova, temos vários livros que a família pode rezar junto, em comunidade, ou que ensina a oração pessoal, como o “Clubinho do Jonas em: Crianças também rezam”   “Aprendendo a Viver a Santa Missa”,   “São Miguel, batalha real” , “Meu Livro de Orações” ,   “Rita de Cassia, a Santinha das causas impossíveis” , entre outros muito legais! Acesse Loja.cancaonova.com e veja quanta coisa boa temos para rezar em família, em comunidade e na oração pessoal com Jesus!

Veja abaixo esta sugestão bem legal para aplicar na Catequese, ou mesmo em casa com seus filhos, uma dinâmica sobre a oração:

Padre Carlos em Adoração com crianças

Dinâmica Sobre Oração Infantil – Por que Deus não me responde?

Pergunte aos catequizandos: Por que temos que orar?

Resposta: Devemos sempre orar, pois a oração é a comunicação que temos com Deus. Deus é o nosso amigo e mesmo que não conseguimos enxergá-lo devemos crer que ele pode nos ouvir, assim como nossos amigos. Pode parecer estranho no começo, mas conversar com Deus é tão bom!

 Deus nos ouve com muito carinho, e quando estamos ajoelhados falando com o papai do céu sentimos uma grande paz em nosso coração. Nós podemos falar sobre tudo com Deus, afinal de contas ele é o nosso melhor amigo.

Ele entregou o seu único filho Jesus para morrer para nos salvar, portanto Deus nos ama incondicionalmente e devemos saber disso e agradecer sempre por Deus ter feito isso. Mas por que às vezes eu oro e Deus não responde? Deus sempre nos ouve, a palavra de Deus nos diz que os ouvidos do Senhor estão inclinados para ouvir o nosso clamor:

“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos às suas orações” (I Pedro 3, 12a)

Como fazer a Dinâmica Sobre Oração Infantil?

(Neste momento pegue um saco de doces, pode ser pirulito, balas ou bombons e mostre para toda a turma) – “Vejam este saco de doces, parece ser muito bom, não é mesmo? Quem quiser um doce, pode se levantar com calma e vir até mim e pedir educadamente por um doce.”

Com certeza, seus alunos irão se levantar e vir até você, porém você deve dar as seguintes respostas à eles:

  • Tome aqui seu doce
  • Depois eu te dou o doce
  • Não vou te dar o doce agora

(Nem todas as crianças terão um doce, mesmo que pediram educadamente e seguiram as suas ordens. As crianças que não ganharam o doce ficarão tristes, pois queriam o doce.).

Pergunte a quem não ganhou o doce, se gostou. É neste momento que você começa à ensinar aos seus catequizandos sobre a oração, para que entendam porque Deus não responde algumas de nossas orações.

Aplicação da Dinâmica Sobre Oração Infantil

Sabiam que dá mesma forma que vocês vieram até mim e pediram um doce, da mesma forma acontece com Deus. Pois é, às vezes nós queremos muito algo, como agora que vocês queriam muito o doce.

Então vocês vão até Deus e pedem algo, como um videogame, uma boneca, um celular, a cura da sua avó (é importante que você fale sobre coisas pertinentes à idades de seus alunos, ao ambiente em que vivem e à sua realidade que você certamente conhece). E vocês oram com fé, pedem com educação, mas parece que Deus não ouviu, porque faz tanto tempo e Deus ainda não respondeu.

Mas sabe o que acontece? E que Deus conhece o passado, o futuro e o presente!

Ele sabe o que é melhor para você, e talvez o que você tanto ora pedindo à Deus pode ser que Deus ainda não te respondeu porque você ainda não está pronto para receber o que está pedindo.

Deus conhece a intenção do seu coração, Ele sabe o que verdadeiramente você quer o que você precisa. Não é que Deus não responde suas orações, e você que não está preparado para receber o que tanto pede.

Por exemplo se você pediu a Deus um celular, e ele conceder à você este celular, você pode esquecer de ler a bíblia, orar e vir na igreja e ficar grudado no celular o dia todo.

Deus nos conhece e ele sabe o que é melhor para nós! Então Oremos à Ele com toda a confiança, porque vai valer muito!

Ângela Menezes

Comunidade Canção Nova

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.