Temas para catequese no mês de Abril

Que a Paz de Jesus esteja contigo que está lendo este post agora!

Conforme combinamos o mês passado, agora, no início de cada mês, vamos colocar aqui sugestões para temas da catequese referente ao mês. Então segue abaixo:

Semana Santa

É de suma importância que expliquemos numa linguagem acessível, aos nossos pequenos as maravilhas que acontecem na Semana Santa, também chamada como Semana Maior!

Confissão

 

Vale falar novamente sobre a confissão neste mês. Além da Confissão por vias normais (matéria aqui no Blog), neste tempo de quarentena o Papa Francisco nos ensina a fazer a confissão espiritual. Entra aqui neste link do Santuário do Pai das Misericórdias que está tudo explicadinho para você poder instruir seu catequizando. 

Dia 05 – Domingo de Ramos

 

Este ano teremos um Domingo de Ramos atípico, por isso, vale enviar por mensagens historinhas escritas ou em vídeo para os catequizandos e sugestões de como participar bem da Celebração da Santa Missa em casa pela matéria que já está disponível aqui no Blog. 

Dia 9 – Quinta feira Santa

 

A Quinta feira Santa é um marco na fé Católica, onde Jesus, na Santa Ceia, lava os pés dos discípulos e institui a Sagrada Eucaristia e a Santa Missa

 Dia 10 – Sexta feira Santa – Paixão do Nosso Senhor

A Paixão do Senhor! Que momento belíssimo, o momento da mais pura doação de quem sabe amar como ninguém jamais amou! Mande este vídeo da Paixão do Senhor, feito pelo Cantinho da Criança para seus pequenos. É curtinho porém muito explicativo e de profundo significado!

Dia 11 – Sábado de Aleluia  

Também chamado de Sábado Santo, expressa também nossa esperança na ressurreição final e na Segunda vinda do Senhor. A tristeza deu lugar à alegria e à esperança! 

Dia 12 – Domingo de Ressurreição – Páscoa 

 

A Páscoa do Senhor, o dia da sua Ressurreição, a razão de nossa fé! Neste vídeo “A verdadeira história da Páscoa” do Cantinho da Criança é muito legal e explicativo. Envie para seus catequizandos, mostre para as crianças que você conhece!

Dia 19 – Festa da Misericórdia

 

Jesus, nós confiamos em Vós!!! Neste áudio, o Padre Carlos explica direitinho como surgiu esta belíssima festa!

A Criação de Deus – parte 1

 

O tema do Encontro pode ser “Deus Pai criador” –   Gênesis 1, 1-25

Você poderá usar este vídeo do Cantinho da Criança : O grande Criador e depois explicar com sua didática.

A Criação de Deus – parte 2

 

O tema do encontro pode ser “O ser humano” –  Gênesis 2 4b-25; Gn 1, 26-27 

Neste vídeo com o tema A criação do Mundo, tem bem explicadinho esta passagem bíblica tirada da Bíblia para Crianças. 

Dia 25 – São Marcos evangelista

 

São Marcos é um dos quatro autores dos Evangelhos. Quase não ouvimos falar sobre ele, mas é bom conhecermos para instruir nossas crianças! Em breve postaremos uma matéria completinha sobre ele!

Por hora, basta saber que pertencia a uma das primeiras famílias cristãs em Jerusalém. Marcos tornou-se discípulo de Pedro e foi com ele para Roma.

São Marcos Evangelista, rogai por nós!

Dia 28 – São Luiz Maria Grignion de Montfort 

 

São Luiz foi um dos maiores santos devotos e propagador de Nossa Senhora, até hoje suas práticas de devoção são amplamente divulgadas em todo o mundo.

Uma das práticas mais conhecidas de São Luiz Maria de Montfort é a Consagração à nossa Senhora que influencia muita gente até hoje, inclusive o  Papa São João Paulo II o fez e divulgava. 

Dia 29 – Santa Catarina de Sena 

 

Santa Catarina de Sena é uma das 04 mulheres doutoras da Igreja. Mulher totalmente entregue à Deus, ousada, destemida, ungida e guiada pelo Espírito Santo.

Tinha um enorme zelo pela Igreja e pelas coisas de Deus, o que lhe rendeu o título de Doutora da Igreja. Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

Que Deus nos abençoe neste tempo, mas que a evangelização não pare de acontecer! Deus abençoe ao ministério de cada catequista!

Distantes pelo espaço físico, mas unidos pela oração e pela evangelização!

Ângela Menezes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.