03 de Setembro - São Gregório Magno

São Gregório Magno nasceu no ano 540. De família muito rica da corte romana, seu pai era o senador Gordinao que se tornou um dos sete diáconos de Roma. Foi educado por sua mãe Sílvia e por suas tias Tarsila e Emiliana, irmãs de seu pai. Sua mãe e suas tias se tornaram santas. 

Após a morte de seu pai, ele construiu sete mosteiros, sendo que o último foi construido em sua própria casa que se chamou Mosteiro Beneditino de Santo André.  Gregório gostava de rezar com eles e acabou conquistado por esta linda forma de vida religiosa e deixando de ser prefeito para ser monge. E aos 35 anos então foi ordenado diácono e nomeado embaixador do Papa em Constantinopla. 

São Gregório foi eleito Papa pelos sacerdotes e pelo povo em 3 de setembro de 590. Ele foi um verdadeiro pastor em sua forma de governar e na ajuda aos pobres e na pregação da Palavra de Deus.

Ele renovou a liturgia da missa e o conteúdo litúrgico, chamado portanto “Canto Gregoriano”, em várias ocasiões, foi chamado tesoureiro dos pobres, exceto pela fome em Roma e na Itália.

Gregório sempre foi pequeno e magro. Não tinha boa saúde  e ser Papa era muito exigente, mas fez extraordinário trabalho que o fez ser chamado “o Magno”, que significa o maior de todos em sabedoria, inteligência e caridade.

Quer ver umas coisas que ele fez como Papa?! clique aqui 

Para colorir

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.