Santa Teresa D'Ávila

Santa Tereza D’Ávila ou Santa Tereza de Jesus foi uma das primeiras mulheres a aprender a lerEla é a ilustre padroeira dos professores.

Santa Tereza nasceu em Ávila, Espanha, no dia 28 de março de 1515, em uma família com 10 irmãos. Desde cedo, ela se interessava pela vida dos santos. E foi com os irmãos que aprendeu a ler sobre histórias sacras. Ela perdeu a mãe aos 16 anos; e o pai a internou, por um ano e meio, no Mosteiro Agostiniano de Santa Maria das Graças. Aos 20 anos, ingressou no Mosteiro Carmelo da Encarnação. Depois de três anos, doente e com febre, pediu a São José que a curasse; e, de forma inexplicável, ela recuperou a saúde.

A partir de então, por toda a sua vida, propagou a devoção a São José. E todos os conventos que fundou foram consagrados a este grande santo.

“Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumindo, a partir dessa experiência, a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo.

Grande amiga de São João da Cruz, seu conselheiro espiritual, doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou, aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila.

Santa Teresa deixou-nos obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo: “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida” , Livro das Fundações, Poesias, Exclamações e mais de 500 cartas..

Morreu em Alba de Tormes, na noite de 15 de outubro de 1582, aos 67 anos. E,, em 1622, foi proclamada santa. O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz.

Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que, em 1582, disse uma das últimas palavras: Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer”.

Foi canonizada em 1622; e, no dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja.

Santa Teresa D’Ávila, rogai por nós e por todos os professores!

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.