Santa Margarida foi um Monja Visitandina da ordem fundada por São Francisco de Sales, na França. Ela é muito conhecida por ter sido a pessoa que viu o Sagrado Coração de Jesus.
As dificuldades que viveu em sua vida a fizeram mais santa.
Seu pai morreu quando ela era jovem e logo depois Margarida ficou doente, uma doença que não tinha cura. Mas como ela tinha muita fé, pediu a Nossa Senhora que a curasse, e se isso acontecesse ela dedicaria sua vida a Deus.
E foi o que aconteceu!
Ela ficou curada e com 24 anos entrou no mosteiro.
No dia 24 de junho de 1673, com 25 anos, Margarida Maria teve sua primeira visão do Sagrado Coração de Jesus, e isso aconteceu por mais de dois anos, toda primeira sexta feira do mês.
Em uma das aparições Jesus disse: “Eis o Coração que tem amado tanto aos homens, a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento, não recebo senão ingratidão da maior parte deles.”
Margarida sofreu muito pois a maioria das pessoas não acreditava nela porque eles achavam que Deus era castigador pois as doenças e pestes mataram muitas pessoas em sua época. Mas com a ajuda de Jesus, Margarida foi uma das pessoas que fez a Igreja enxergar que Deus era um Deus de amor e misericórdia.
Ela morreu com 43 anos e se tornou santa em 13 de maio de 1920 pelo Papa Bento XVI. Santa Margarida é considerada a padroeira e protetora de quem sofre com poliomielite, de quem perdeu seus pais e dos devotos do Sagrado Coração de Jesus.
Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!