Karol Józef Wojtyla nasceu dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, uma cidade perto de Cracóvia, na Polônia. Ele era o caçula de três filhos. Na infância, chamavam-no de Lolek (apelido para quem é Karol). Seus pais eram católicos e o educaram na fé. Sua mãe faleceu quando ele tinha 9 anos. Desde então, ele disse que Nossa Senhora seria para sempre sua mãe.
Quando jovem, mesmo vivendo em meio à guerra, jogou futebol, estudou teatro, trabalhou em fábricas e até em uma pedreira. Ao descobrir sua vocação para ser padre, estudou em um seminário clandestino fundado pelo Monsenhor Adam Stefan Sapieha, o Cardeal Arcebispo de Cracóvia.
Fez teologia e foi ordenado padre no dia 1º de novembro de 1945. Tornou-se Bispo Auxiliar em outubro de 1962, e o mais jovem Arcebispo da Cracóvia. Em 1978, foi eleito sucessor de Pedro, sendo assim chamado Papa João Paulo II, o primeiro Papa que não era Italiano, e o mais jovem da história, com 58 anos.
Viajou o mundo visitando 129 países diferente, ficou conhecido como o Papa Peregrino, o Papa da Paz, das Jornadas Mundiais, dos jovens, das crianças. Ele visitou o Brasil três vezes.
Mesmo doente, nunca perdeu a alegria e a coragem de amar a Deus. Morreu no dia 2 de abril de 2005. Foi declarado santo sete anos depois, no dia 27 de abril de 2014, pelo Papa Francisco.
Por isso celebramos, com festa e alegria, a sua festa litúrgica, o dia 22 de outubro, como o dia de São João Paulo II, que, desde pequeno, com sua vida, coragem e fé, nos ensinou a dizer sempre: Totus Tus Maria – Todo Teu, Maria.
- São João Paulo II, o Papa da Alegria
- São João Paulo II e suas aventuras com Jesus
- Na Trilha de um Vencedor – Tia Adelita