Como explicar o sacramento da Confissão às crianças?

Como explicar o sacramento da Confissão às crianças?

Vamos ao confessionário encontrar a Misericórdia  do Senhor, levar nossas crianças que já podem desfrutar desta graça e explicar para elas.

Estamos na quinta semana da Quaresma, e é um tempo propício para fazer uma revisão de vida, arrepender-se dos pecados cometidos e buscar o perdão de Deus na confissão.

Nos tempos atuais, “está na moda” dizer que não precisamos mais de ir a um confessionário.

Muitos dizem: “para quê contar os pecados a uma pessoa mortal como a gente”?!

Este pensamento de não buscar o sacramento da reconciliação não condiz com a nossa fé e acaba por prejudicar a fé dos jovens, adolescentes e crianças.

Nós, como pais e catequistas, precisamos ser guardiões da fé, da doutrina e do sagrado.

É preciso sempre nos lembrar de que todos trazemos em nós o pecado original e por isso, as más tendências sempre vêm para fora nos momentos difíceis.

Por isso, o sacramento da confissão é uma arma poderosa contra o pecado e contra as más tendências.

Através do Sacramento da Confissão ou Reconciliação, reconhecemos nossa pequenez e o quanto precisamos da graça de Deus para ser bons.

Dom Bosco, sabia da importância deste sacramento e não perdia tempo!

Quando vamos para a confissão, não nos encontramos com um homem pecador como nós.

“Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados, aqueles a quem não perdoardes os pecados, não serão perdoados [por Deus]” (Jo 20,22-23).

Neste versículo do Evangelho, Jesus deixa claro que quando o Padre atende a confissão, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é Jesus quem está ali na pessoa do Padre!

É neste momento que nos encontramos com a Misericórdia Infinita!

O confessionário é o único tribunal onde confessamos nossos erros e saímos de lá perdoados!

E isso é muito legal!

Nossa Senhora quando apareceu em Fátima (Portugal) e em Međugorje (Croácia), nos ensinou que podemos vencer os males deste mundo com estas cinco pedrinhas:

  1. Jejum;
  2. Eucaristia;
  3. Palavra de Deus;
  4. Oração do Terço;
  5. Confissão.

Olha que legal esta explicação da Bia, bem ilustrativa para apresentar para nossas crianças

Hora da diversão!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.