Cristo Rei do Universo e o novo Ano Liturgico

A Festa de Cristo Rei é celebrada no último domingo do ano litúrgico.

Estamos perante a grande solenidade do Cristo Rei. E o ano litúrgico encerra todos os ciclos e termina com essa festa que aclama Jesus como Rei do Universo, o rei dos nossos corações.

O Ano Litúrgico começa no Primeiro Domingo do Advento e termina na festa de Cristo Rei.

Nossa vida cristã, assim como as estações do ano, é feita por fases importantes que nos ensinam e renovam a nossa esperança. O mesmo acontece com o ano litúrgico, que é um calendário religioso que marca os principais acontecimentos do ano, como: Advento, Natal, Quaresma e Páscoa.

O Ano Litúrgico começa e termina no Primeiro Domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal, sempre cumprindo três ciclos de anos.: Ano A, Ano B e ano C.

No Ano ou ciclo A, as leitura Bíblicas são do Evangelho de São Mateus; no Ano ou ciclo B as leituras Bíblicas são do Evangelho de São Marcos; e no Ano C ou ciclo C as leituras Bíblicas do Evangelho de São de São Lucas.

E o Evangelho de São João?

É reservado para ocasiões especiais, grandes festas e solenidades como: Páscoa e Natal.

O Ano Litúrgico revela todo o caminho de Jesus no decorrer do ano, desde o anúncio do Anjo a Maria, o Nascimento de Jesus em Belém, a Subida aos Céus, a descida do Espírito Santo em Pentecostes, e continua na feliz expectativa da vinda Glorioso de Jesus.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.