Você já ouviu falar de Juan Diego, um índio mexicano que conquistou o mundo com a sua humildade e simplicidade?
Juan Diego era um índio Asteca, da região da atual cidade do México. Seu nome Asteca era Cuauhtlatoatzin, cujo significado é “águia que fala”. Juan Diego é seu nome cristão, ele nasceu no ano 1474, era um camponês.
Encontro com a fé cristã
Acolheu a fé cristã atraído pela postura e ensinamentos dos franciscanos que chegaram ao México, no ano de 1524.
Maria Lúcia, esposa de Juan Diego, faleceu no ano 1529 por causa de uma doença; e, depois disso, ele foi morar com seu tio.
Primeiro encontro com Nossa Senhora de Guadalupe
No dia 9 de dezembro de 1531, Juan Diego caminhava para ir à igreja, cerca das três horas da manhã. Estando entre sua vila e o monte Tepeyac, aconteceu a primeira aparição da Virgem de Guadalupe. No local, conhecido hoje como “Capela do Cerrinho”, Nossa Senhora apareceu e falou com Juan Diego na sua língua nativa dizendo:
“Juan Dieguito”, “o mais humilde de meus filhos”, “meu filho caçula”.
Vamos assistir à história que a Tia Adelita nos contou sobre Ruan Diego?
Amor a Nossa Senhora e a Santa Eucaristia!
Depois do milagre de Guadalupe, São Juan Diego passou a viver numa sala, que ficava ao lado da capela onde se depositou por um tempo a sagrada imagem.
Demonstrou tão profundo amor à Eucaristia que o bispo lhe deu uma permissão especial para comungar o Corpo de Cristo três vezes na semana.
Sua morte e canonização
Juan Diego morreu de morte natural, em 30 de maio de 1548. Tinha setenta e quatro anos.
O Papa João Paulo II celebrou a sua canonização no ano 2002. Na ocasião, instituiu sua a festa litúrgica para o dia 9 de dezembro. Esse foi o dia da primeira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. O Papa elogiou a fé simples de São Juan Diego e exaltou-o como modelo de humildade para todos.
Oremos para este querido santinho simples e amado de Nossa Senhora e de Deus.
São Juan Diego, rogai por nós que recorremos a vós!
Departamento InfantoJuvenil