Qual o significado da Epifania do Senhor?

Você sabe qual o significado da Epifania do Senhor?

Epifania:

  • Festa cristã que comemora o batismo de Cristo. Nesta data, a Igreja Ocidental comemora o episódio dos Reis Magos, como ocasião da primeira manifestação de Cristo aos gentios.

A Epifania do Senhor é a festa que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Messias, o Filho de Deus e Salvador do mundo.

É o acolhimento da Boa Nova da Salvação com o nascimento de Jesus.

Esta primeira manifestação se dá aos reis magos que, guiados por uma estrela, chegam a Belém e, ao ver o Menino com Maria, sua Mãe, ajoelham-se diante d’Ele e O adoram.

Os Reis Magos simbolizam todos os povos e nações, o ser humano que, na luz da estrela, vai até Cristo para adorá-Lo em Sua humanidade.

Os três reis representam as raças e os povos de todo o mundo. Por isso a Epifania nos recorda que o único lugar onde podemos encontrar Deus, nesta terra, é na humanidade de Jesus.

Jesus é o maior sinal de Deus para a vida do povo. Após encontrarem o Menino, a estrela desapareceu, pois ela era apenas sinal de onde se encontrava a verdadeira luz, que é Jesus.

A Liturgia da Festa da Epifania tem como tema a luz. Não há treva no mundo que resista à luz de Cristo.

 

Nesta festa, eu e você somos chamados a buscar esta Luz, que é Jesus, e mudar a direção das nossas vidas em direção àquele que é a Vida.

“Levantar os olhos”, “pôr-se a caminho” e “ver” são as três expressões que o Papa Francisco utilizou na homilia de hoje 06/01/2021 a partir da Liturgia da Festa da Epifania do Senhor.

Que todos nós possamos ter essas atitudes que os Reis Magos tiveram para buscar Jesus:

  • Levantar os olhos para o Céu;
  • Pôr-se a caminho em direção ao Senhor;
  • Ver muito mais com os olhos do que com o coração.

Maranatha! Vem, Senhor Jesus!

Departamento Infantojuvenil

Canção Nova Kids

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.