São Matias, o apóstolo póstumo

São Matias foi um dos doze Apóstolos, mas só depois da morte e ressurreição de Jesus. Como assim?

Quando Judas Iscariotes traiu Jesus, o lugar dele ficou vazio e, para os Apóstolos, o número 12 era muito importante porque simboliza as 12 tribos de Israel, ou seja, todo o povo de Deus. Então, os 11 apóstolos se reuniram para escolher um novo integrante do grupo.

São Pedro colocou algumas condições para a escolha do novo apóstolo: ele teria de estar seguindo Jesus desde o começo de sua vida pública, ser chamado e enviado a evangelizar. São Matias ficou entre os dois prediletos e foi o escolhido de Deus. Então, ele viveu junto com os outros a primeira vinda do Espírito Santo, o Pentecostes!

Matias é citado, pela primeira vez na Bíblia, em Atos dos Apóstolos, no capítulo 1, 15-26. Seu nome significa “Dom de Deus”, e é também chamado de “Apóstolo Póstumo”, que quer dizer: o Apóstolo que veio depois.

Após receber a força e dons do Espírito Santo, saiu para evangelizar a Palestina e Ásia Menor.

Sua missão deu tão certo que converteu muitas pessoas em muito lugares e, por isso, ele foi muito perseguido. Não se sabe ao certo como ele morreu, acredita-se que o apedrejaram e o decapitaram em Jerusalém, quando ele entregou a sua vida em nome de Cristo.

São Matias, rogai por nós!

Para imprimir e colorir com as crianças

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.