Os Apóstolos - Símbolos da Santidade

Todos os apóstolos são santos! Eles foram escolhidos por Jesus, mesmo sendo homens comuns (pescadores, pastores), e dedicaram a vida inteirinha para levar a Palavra do Senhor por todo o mundo e fazê-Lo conhecido. Jesus disse: “Por isso, diz também a sabedoria de Deus: Profetas e Apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns e perseguirão outros” (Lucas 11,49).

E isso aconteceu de verdade. Sem contar com Judas, que traiu Jesus, todos os apóstolos foram perseguidos e 11 deles morreram mártires (dando a vida em nome de Jesus). Somente João morreu de velhice. A vida de cada um deles é um símbolo de santidade, e a maneira como eles morreram também.

Vamos pedir aos Santos Apóstolos para interceder por nós, para que a nossa vida e morte também sejam um sinal de santidade para o mundo?

Cada símbolo representa a forma como o Apóstolo viveu ou morreu

Pedro: Morreu crucificado de ponta cabeça, pois ele mesmo disse que não era digno de morrer do mesmo jeito que Jesus. A chave representa as chaves do Céu, pois ele foi o 1º Papa.

André: O peixe simboliza que ele passou de pescador de peixes para pescador de homens; e a cruz em X é a forma como ele foi crucificado.

Felipe: A cruz em formato de T chama-se “TAU” (última letra do alfabeto hebraico). Felipe morreu na cruz, e os pães simbolizam a multiplicação dos pães.

João: Dizem que tentaram envenenar João, por isso o desenho de um cálice com a serpente dentro. Ele foi o único apóstolo que morreu de velhice.

Bartolomeu: A Bíblia é o símbolo da pregação, e a espada é o sinal de que ele foi possivelmente decapitado (não se sabe ao certo como ele morreu).

Mateus: Tem este símbolo de sacolinhas de dinheiro, pois era sua antiga profissão, cobrador de impostos.

Simão Zelote: O peixe e a Bíblia são sinais de sua profissão e missão de evangelização. A serra é a arma que foi usada para martirizá-lo.

Judas Tadeu: Antes, era o desenho de um barco, mas agora é uma medalha e um cajado, que simbolizam suas viajem para anunciar o Evangelho de Jesus.

Tiago Maior: A concha é um símbolo do seu ministério, que viajou longas distâncias para anunciar a Palavra. A cruz lembra uma espada, pois foi o que usaram para matá-lo.

Tomé: A lança representa sua morte, e o esquadro de carpinteiro é o símbolo de uma crença, de que Tomé ergueu uma igreja na Índia quando foi para lá evangelizar.

Tiago Menor: A Bíblia representa o zelo que ele tinha pela Palavra de Deus, e o garrote é símbolo de como ele foi morto.

Matias: A Bíblia representa sua pregação, e o machado a maneira como ele foi martirizado. Ele ficou no lugar de Judas Iscariotes.

Aprender Brincando

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.