João, do Hebraico Yehokhanan = Deus concede a graça
Batista, do Grego Baptistas e baptites = mergulhar, aquele que batiza (apelido que João ganhou por ele batizar as pessoas).
São João Batista foi o último profeta a anunciar a vinda de Jesus. Ele tinha a mesma idade que Jesus, nasceu 6 meses antes. Sua mãe é Santa Isabel, prima da Virgem Maria.
Nas escrituras antigas já diziam que viriam dois grandes homens, o primeiro iria preparar o caminho para o Senhor, o segundo homem, ou seja, João Batista e Jesus.
Sua vida de pregação começou no deserto da Judéia, ele dizia: “Convertei-vos, pois o Reino de Deus está próximo”, ou seja, ele dizia para o povo mudar de vida, se arrepender dos seus pecados, e serem batizados com a água e limpos de todo o pecado para aguardar o Messias que estava chegando.
Quando Jesus fez 30 anos, foi ao encontro de João e pediu a ele que o batizasse. João achou estranho e disse “Não sou digno, o Senhor é que deveria me batizar” mas Jesus insistiu porque era vontade de Deus.
João então mandou todos os seus discípulos, que eram muitos, seguirem Jesus. Muita gente perguntava se João era o Messias que estavam esperando e ele dizia: “Eu não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; eu vos batizo na água, Ele vos batizará no Espírito Santo.
Que Ele cresça e eu diminua”. (Lc 3,15 e Jo 3,30) A missão de São João Batista foi anunciar o Messias que estava chegando, e por isso, ele sempre falava a verdade.
E essa foi a causa de sua morte. João foi decapitado pelo Rei Herodes, que estava cometendo um pecado e foi denunciado por João Batista.
Que São João Batista interceda por cada um de nós para anunciarmos a segunda vinda de Jesus, e sermos santos, falando e vivendo a Verdade enquanto O esperamos. São João Batista, rogai por nós!
Vamos Colorir