São Josemaria foi o fundador da Obra Opus Dei. Ele tinha uma linda devoção a Virgem Maria e a São José, e também era devoto de Santa Teresa de Ávila. Quando esta foi considerada Doutora da Igreja, São Josemaria disse: “Ela não é a primeira doutora. Mesmo não tendo esse título, a primeira doutora é a Santíssima Virgem, porque Ela é a que tem mais sabedoria de Deus, ela é Esposa do Espírito Santo e Mãe do Filho de Deus”.
São Josemaria era advogado e padre, e utilizou de seu ofício e sacerdócio para a salvação das almas. Ele olhava e pensava em São José como o pai de Jesus e o pai da Igreja. Por isso, tudo o que fazia dentro da Opus Dei, era consagrado a Virgem Maria e a São José.
O santo dizia sempre: “Ide a São José”, pois sendo o pai de Jesus, poderia nos ensinar e nos ajudar a conhecer mais a Cristo. São José criou o homem/Deus, e por isso Jesus se parecia com Ele de várias formas. Sendo assim, precisamos também querer ser educados por São José, esposo de Maria, pai de Jesus, protetor da Sagrada Família e da Igreja.
Certa vez, São Josemaria precisava construir um tabernáculo (uma capela com o Santíssimo), mas ele e sua Obra não tinham dinheiro. Então, ele e os membros da Opus Dei começaram a pedir a São José que providenciasse o necessário para a construção. E o milagre foi acontecendo dia a dia. Foram ganhando o sacrário, a cruz, a mesa, o genuflexório etc.
“No fundo da minha alma, já havia essa devoção a São José. Comecei a pedir a ele que nos concedesse o primeiro Tabernáculo.”
No dia 31 de março de 1935, São Josemaria celebrou a Santa Missa no novo oratório com a participação de muitos jovens. E ele teve a ideia de colocar, nas chaves, uma medalha de São José com a frase: “Ide a José”.
São Josemaria Escrivá, rogai por nós!
São José, valei-nos!