“Assunta” quer dizer: levada por alguém. No caso de Nossa Senhora, levada pelos anjos para o Céu. Mas como a gente sabe que Nossa Senhora foi levada pelos anjos para o Céu? E como a gente sabe que ela não foi só de alma, como todo mundo, mas foi de corpo e alma como seu Filho Jesus?
São Tomé e o Santo Cinto de Nossa Senhora
Essa história vem da tradição da Igreja. São histórias contadas desde os tempos dos apóstolos, mas que não estão na Bíblia.
São Tomé encontrava-se numa viagem missionária quando recebeu um recado de São Pedro: “Volte rápido a Jerusalém, pois Maria, a mãe do Senhor, está morrendo e deseja despedir-se de todos”.
Tomé chegou tarde demais, e os apóstolos contaram a ele que Maria havia morrido. São Tomé pediu a São Pedro que abrisse o sepulcro para poder prestar suas últimas homenagens a Mãe querida de Jesus. Atendido o seu pedido, constatou que o túmulo estava vazio, e no local encontravam-se apenas muitos lírios e rosas.
Nesse mesmo momento, ao levantar os olhos para o céu, Tomé viu a assunção de Nossa Senhora: ela sorrindo, levada por muitos anjos. Maria desatou da cintura um cordão e o lançou para Tomé… E por quê? Para que os apóstolos se dessem conta de que ela não estava indo para o Céu só com sua alma, mas também com o seu corpo.
Tia Adelita