Catequista: é preciso ser evangelizado para evangelizar!

Você sabe o que significa a palavra “Catequista”?

Significado, em português, da palavra catequista: pessoa que ensina o Catecismo.

Vem do grego ‘κατήχησις’’, que significa “pessoa que dá explicação oral, que transmite experiências dos mistérios da fé e das coisas religiosas”.

Logo, o catequista é a pessoa chamada a ensinar o Catecismo, a explicar os mistérios da fé e das coisas religiosas.

Para dar é preciso ter, não é mesmo?

Será que nós, catequistas, nos empenhamos para ter este conhecimento do Catecismo, dos mistérios da fé e das coisas religiosas para poder dar aos catequizandos?

Diante disso, podemos afirmar que, para ser um catequista de acordo com a vontade de Deus, é preciso ter a experiência, o testemunho e o conhecimento de fé em Jesus Cristo. Chamamos isso de espiritualidade.

Precisamos de uma boa espiritualidade para não perder o rumo da catequese. Sem a espiritualidade, a catequese perde o rumo!

Para ser um bom catequista: é preciso ser evangelizado para evangelizar!

Como ser evangelizado se eu já sou batizado? Vamos lá! Primeiro, peça disposição interior ao Espírito Santo e:

  • Busque a oração pessoal para ter intimidade com Jesus, Aquele que você vai comunicar;
  • Busque o conhecimento da Palavra de Deus lendo e meditando ao menos um trecho da Bíblia por dia;
  • Busque a formação pessoal, quer seja promovida pela comunidade, quer seja lendo livros, assistindo às pregações ou ouvindo-as;
  • Busque um diretor espiritual, um confessor para orientá-lo sempre que necessário;
  • Faça sempre uma revisão de vida e, ao menos uma vez por mês, busque a confissão; afinal, trazemos em nós o pecado original;
  • Busque estar em comunhão com Aquele que você vai comunicar através da Eucaristia, comungada e adorada;
  • Busque, cada vez mais, laços com sua comunidade paroquial, pois somos um só corpo;
  • Ame a Cristo. Ame a Igreja de Cristo. Ame a Palavra de Deus. Ame as crianças. Ame a evangelização. Ame.

O catequista precisa seguir Jesus de perto, ser discípulo de Jesus, aprender do Mestre para ensinar!

O catequista precisa seguir Jesus de perto, ser discípulo de Jesus, aprender do Mestre para ensinar!

E já que é preciso ser evangelizado para evangelizar, vamos ser evangelizados pelo padre Jonas Abib:

E nunca se esqueça: sem a espiritualidade, a catequese perde o rumo!

Departamento Infantojuvenil

Canção Nova Kids

 

 

 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.