Santa Rosa foi a 10ª filha de 13. Ganhou o apelido de “Rosa” de sua babá que lhe achava muito linda com sua pele rosada. Seu nome de batismo era Isabel Mariana Flores. Nasceu em Lima, Peru, no dia 20 de abril de 1586.
Com 23 anos, entrou para a ordem Terceira Dominicana, e sempre se inspirou em Santa Catarina de Sena e na Virgem Maria. Acrescentou em seu nome “de Santa Maria” por tanto amor a Virgem Maria. Cuidou dos pobres, dos idosos e das crianças abandonadas dentro da casa antiga de seus pais, e fez uma cela no jardim para viver somente para oração e bordados; saía somente para as atividades necessárias, e assim fez seus votos de religiosa.
Santa Rosa sempre rezava em frente a uma imagem de Nossa Senhora, e pedia sempre pelos indígenas da América. Depois que morreu, seu corpo foi levado para a Capela do Rosário. Ao passar pela imagem, Nossa Senhora sorriu, e as pessoas começaram a gritar “Milagre, Milagre!”.
Suas virtudes que mais se destacam: Castidade, Caridade e Fé. Morreu aos 31 anos, depois de ficar muito doente, no dia 23 de agosto.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós!