A vida oculta de Jesus

Do nascimento de Jesus até os seus 12 anos, o que Ele viveu está escrito na Bíblia, mas, depois disso, até os seus 30 anos, só existe silêncio… O que será que Jesus fez nesses anos? São José se dedicou a ensinar Jesus — adolescente, jovem e adulto —, a trabalhar, a estudar, a rezar, a amar, a ser justo, obediente, fiel e dócil.

Papa Paulo VI disse que esses anos ocultos têm 3 significados:

Silêncio: Jesus, que é a Palavra viva, passou esses anos escutando a humanidade e a direção de Deus Pai, para o que fazer e como fazer.

Vida Familiar: O ser uma família se tornou fórmula de santidade, pois Jesus se fez submisso, obediente aos seus pais. E, como Jesus é Santo, seus pais também são, por isso, juntos, formam a Sagrada Família.

Trabalho: O trabalho não é um castigo. Na criação do mundo, Deus já havia feito o ser humano como cocriador das coisas, Adão e Eva já cultivavam e cuidavam de tudo antes do pecado. Por isso, o trabalho é um caminho de santificação.

Jesus não perdeu tempo, Ele ganhou anos de experiência da vida humana para saber como nos ensinar a sermos santos. Deus se fez homem para nos salvar.

O Criador de tudo se fez Criatura para santificar a nossa existência. Por isso, Ele passou esses anos “ocultos”, na vida escondida, aprendendo a ser homem. A nossa vida tem valor porque Jesus viveu a vida de uma pessoa pobre e normal para nos ensinar a sermos santos na nossa realidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.