Santa Teresa de Calcutá nasceu em 26 de agosto de 1910, na Macedônia, em uma família católica dedicada à caridade e aos pobres.
Quando criança, sentiu o desejo de ser religiosa. Aos 18 anos, foi para a Irlanda para a “Congregação das Irmãs de Loreto” e fez o noviciado na Índia. Dois anos depois, ela se tornou professora no “Colégio de Calcutá”. Nessa época, sentiu Deus lhe chamando para dedicar-se especialmente aos mais pequenos e pobres. Reuniu os moribundos e doentes que os hospitais não aceitavam.
Fundou a “Congregação das Missionárias da Caridade”, a fim de se dedicar aos mais pobres. Foi declarada santa em 2003 pelo Papa João Paulo II, que foi seu grande amigo.
Seu sim a Deus e aos mais necessitados mudou a Igreja onde estava inserida, o ambiente em que vivia, o seu País, e seus feitos tocaram corações no mundo todo.
Vamos ensinar as nossas crianças que é possível mudar o mundo sendo bom e fiel ao Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Foi amando a Deus sobre todas as coisas, amando o próximo como a si mesma e seguindo o Evangelho, que ela nos ensinou grandes feitos com sua vida!
Alguns dos seus grandes feitos:
- Cuidou dos pobres, especialmente das crianças com todo amor e carinho;
- Dedicou a vida a cuidar das pessoas mais desprezadas da sociedade;
- Comprometeu-se em amar o próximo sem cumular bens para si;
- Foi uma boa gerente (a Congregação cresceu porque ela sabia administrar doações, lidar com dinheiro e fazer o papel de porta-voz e relações-públicas de sua obra);
- Parou uma guerra: em Beirute, em 1982, conseguiu um cessar-fogo para retirar 37 crianças do front;
- Atendeu vítimas da radiação em Chernobyl, na Ucrânia, num acidente nuclear catastrófico;
- Criou a Congregação Missionárias da Caridade;
- Em 1979, recebeu o Prêmio Nobel da Paz;
- Foi Beatificada pela Igreja Católica em 2003, e canonizada em 2016.
- Deixou um rastro de amor incondicional a Deus e ao próximo, e uma certeza de que estamos aqui de passagem, por isso devemos construir, agora, a nossa morada no Céu.
Um dos traços mais fortes em Madre Teresa é que ela defendia a vida, em especial a vida das crianças!
Ela fazia de tudo para que as crianças não fossem abortadas, mas que tivessem uma vida digna e feliz:
Sabia que esta santidade de vida é possível para todos nós? No Livro Heróis da Fé,você pode conhecer outros exemplos de vida de santidade!
Assista com os pequenos este episódio do Cantinho da Criança sobre a santidade:
Santa Madre Teresa de Calcutá, rogai por nós, para que façamos a diferença aqui na Terra e possamos chegar à santidade e ir para o Céu!
Departamento Infantojuvenil