25 de Janeiro | São Paulo apóstolo

Um dos santos mais conhecidos entre os cristãos pelo mundo todo é São Paulo apóstolo. Mas quem foi realmente São Paulo? O apóstolo São Paulo, antes de sua conversão, era conhecido como Saulo, nasceu em Tarso, na Cilicia, atual Turquia. Seus pais eram judeus, tinham privilégios da cidadania romana. Passou os primeiros anos de vida no meio da comunidade judaica e frequentou a escola da sinagoga.

Quando Saulo chegou à Jerusalém, os discípulos de Jesus já eram mais de 5 mil. A maior parte dos judeus, inclusive Saulo, não acreditava que Jesus fosse o Messias. Tornou-se perseguidor das primeiras comunidades cristãs e participou ativamente do apedrejamento do apóstolo Estêvão. O capítulo 9 do livro de Atos dos Apóstolos narra a conversão de São Paulo; e nela podemos ver a principal missão de Paulo: levar o Nome de Jesus a toda humanidade (Atos 9,15).

Nos primeiros anos de sua conversão, foi muito provado para ser “aprovado” entre os cristãos, fato que ele mesmo escreve em Gálatas, nos capítulos 1 e 2. Porém, sua conversão foi tão profunda, que nada o impediu de levar o Evangelho de Jesus Cristo por onde o Espírito Santo o inspirava, deixando-se moldar por Ele.

No Novo Testamento, podemos ler 14 cartas escritas por Paulo para as diversas comunidades por onde ele passou. Sempre foi zeloso pelas coisas de Deus e, quando se converteu ao Cristianismo, transmitiu esse zelo e amor aos seus ouvintes. Se hoje conhecemos a Bíblia e somos cristãos (seguidores de Cristo), temos muito de agradecer a Paulo. Por isso, é chamado de “Apóstolo dos Gentios”, por não fazer distinção de pessoas nem excluir ninguém na propagação do Evangelho, na feliz expectativa da Segunda Vinda de Cristo!

Duas festas litúrgicas foram criadas em homenagem a São Paulo. A primeira, em 25 de janeiro, foi instituída no século VIII, para lembrar a conversão do apóstolo e entrou no calendário romano no final do século X. A segunda, lembrando o seu martírio a 29 de junho, juntamente com o do apóstolo São Pedro.

No Livro dos Atos dos Apóstolos, podemos ler como muitos detalhes sobre quem foi e quem se tornou São Paulo.

São Paulo, apóstolo, rogai por nós!

Comunidade Canção Nova.

https://loja.cancaonova.com/livro-biblia-para-criancas

Para Colorir:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.