Quarta-feira de Cinzas? O que é isso? Como explicar para as crianças?

Qual é o real sentido da Quarta-feira de Cinzas e como explicar isso para as crianças?

Quarta-feira de cinzas? O que é isso?

Como já abordamos aqui, no paisecatequistas, a Quaresma é um tempo de penitência, oração, jejum, um tempo de reflexão. Podemos também dizer que a Quaresma é um tempo de revisão pessoal, incluindo a verdade de que, sem Deus, não somos nada.

Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e a volta para Deus. E, nesta celebração litúrgica da Quarta-feira de Cinzas, as cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos. Assim, pedimos humildemente para que o nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

“Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar” (Gênesis 3, 19).

“Todos caminham para um mesmo lugar. Todos saem do pó e para o pó voltam” (Eclesiastes 3, 20).

Tudo nesta vida é transitório. A nossa própria vida é transitória, uma vez que nenhum de nós é eterno aqui nesta terra. Tudo passa!

A liturgia da celebração da Quarta-feira de Cinzas, que dá início ao tempo Quaresmal, nos faz entrar no mistério da vida eterna: somos feitos para a vida eterna!

Por isso, quando o padre ou os Ministros nos ungem com as cinzas, eles proclamam a passagem do Evangelho:

“Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mateus 1, 15).

Gestos de caridade nos ajudam muito a ver e a sentir a dor outro, e ter compaixão e empatia com os outros nos ajudam e ser melhor. Esses gestos de caridade, oração, jejum e penitência nos ajudam no caminho da conversão.

Um gesto de caridade, por exemplo, é fazer uma revisão nas suas roupas, sapatos, brinquedos e fazer doações para quem precisa mais.

Olha como a turma do Cantinho da Criança fez:

 

Vamos colorir?

Que o Espírito Santo ilumine as nossas mentes e os nossos sentimentos, para que possamos viver esta Quaresma com profundidade e intensidade.

Departamento Infantojuvenil.

Canção Nova Kids.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.