Jejuar é rezar

O jejum é uma prática antiga. Na Igreja Católica, o jejum é um ato de renúncia voluntária de alimentos ou de certas comidas durante um período determinado.

Rezar com o corpo

Maria Júlia está curiosa para entender melhor o jejum. A quem será que ela vai recorrer? Sim! Ela pediu ajuda para o Janjão, que explicou: “O jejum é uma forma de penitência, um convite a rezar com o corpo, disciplinando nossa vontade, especialmente durante a Quaresma e em outras épocas de penitência. Geralmente, os fiéis são encorajados a jejuar diminuindo suas refeições a uma principal e duas pequenas por dia, sem comer carne em certos dias, como na Sexta-Feira Santa.

Todos podem jejuar?

Sim, todos podem jejuar de acordo com suas capacidades e circunstâncias. Padre Jonas, em seu livro ‘Práticas de Jejum’, ensina formas de jejum que podem se adaptar à saúde, à idade e às condições de cada pessoa.

Jejum e abstinência

Além do jejum de alimentos, podemos abstendo-nos de mídias sociais, de certos hábitos ou comportamentos prejudiciais, dedicando mais tempo à oração e à caridade.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.