Confessar-se: como e por quê?

Será que, realmente, entendemos a importância do Sacramento da Confissão? E quando nos perguntam, sabemos transmitir essa importância?

Hoje em dia, a frase de São Paulo “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (I Cor 6,12) está cada vez mais esquecida, e a afirmação “tudo lhe é permitido conforme lhe convém” está cada dia mais em alta. E, assim, tudo vira conveniência, vamos nos moldando às coisas do mundo, nos desfigurando da imagem e semelhança de Deus, afastando-nos de Deus pelos pecados que se tornam normais. Por isso faz-se, cada vez mais, urgente ter bem clara a importância desse sacramento para transmitir aos catequizandos, crianças, jovens, adolescentes, e até mesmo aos adultos que ainda não têm esse conhecimento.

Todos nós trazemos a mancha do pecado original. Por isso caímos no pecado, mas isso não pode ser muleta para permanecermos nele. Sabendo da nossa realidade, Deus é tão compassivo e cheio de Misericórdia, que nos trouxe o Sacramento da Confissão. Quando tomamos consciência dos nossos pecados, arrependemo-nos e buscamos o Sacramento da Confissão. O padre, um escolhido por Deus, absolve nossos pecados, nossa alma fica leve novamente e, assim, o Senhor vai reconstruindo nossa verdadeira identidade de filhos de Deus, como na passagem do Filho Pródigo.

Para fazer uma boa confissão é preciso fazer um exame de consciência, levando em consideração a orientação de Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e aos irmãos como a si mesmo!”. No Catecismo da Igreja Católica, que é uma fonte de conhecimento para nossa fé, os parágrafos 1422-1495 trazem explicações fundamentais sobre a confissão. Outra fonte de inspiração sobre este sacramento é a passagem Bíblica do Filho Pródigo, onde o Pai perdoa o filho arrependido (cf. Lucas 15,11-32).

Que o Espírito Santo nos revele a necessidade e a importância deste sacramento e nos capacite a transmitir aos outros essa revelação!

Vamos levar essa boa notícia aos nossos catequizandos, crianças, jovens, adolescentes e até mesmo aos adultos que ainda não têm este conhecimento?

Quaresma é o tempo propício para sermos melhores e fazermos a diferença na realidade onde vivemos e estamos inseridos, pois o Reino do Céu está próximo! (cf. Mateus 4,17)

Atividade imprimir 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.