Catequista: evangelizados para evangelizar!

Você sabe o que significa a palavra “catequista”?

A palavra vem do grego katēchisis (κατήχησις), que significa “aquele que instrui oralmente, que transmite as experiências e os mistérios da fé”.

Em português, catequista é a pessoa que ensina o Catecismo, ou seja, quem comunica e explica as verdades da fé cristã.

Mas ser catequista é muito mais do que ensinar doutrina. É viver aquilo que se ensina. É ser testemunha viva de Jesus Cristo, alguém que fala de Deus porque, antes, foi tocado por Ele. Chamamos isso de espiritualidade — a alma da catequese.

“Sem espiritualidade, a catequese perde o rumo!”

Para ser um bom catequista, é preciso ser evangelizado para evangelizar. Afinal, só dá quem tem; só transmite quem vive. Mesmo batizados, precisamos renovar constantemente nossa experiência de fé. E isso começa com passos simples, mas profundos:

 Caminhos para crescer como catequista:

  1. Ore todos os dias. Cultive uma amizade pessoal com Jesus — Aquele que você anuncia.
  2. Alimente-se da Palavra. Leia e medite um trecho da Bíblia diariamente.
  3. Busque formação. Participe de encontros, leia bons livros, ouça pregações.
  4. Tenha acompanhamento espiritual. Um confessor ou diretor espiritual é um presente de Deus.
  5. Confesse-se com frequência. A reconciliação renova o coração e fortalece a missão.
  6. Viva da Eucaristia. Comungue e adore Aquele que é o centro de toda catequese.
  7. Caminhe em comunidade. Somos um só corpo: Igreja viva e missionária.
  8. Ame. Ame a Cristo, a Igreja, a Palavra, as crianças e a evangelização — porque tudo nasce do amor.

Para dar, é preciso ter.

O catequista é um discípulo missionário, um educador da fé que ajuda os pequenos (e também os grandes!) a descobrir o amor de Deus.
Mais do que ensinar o “que” crer, o catequista mostra “em Quem” crer — e o faz com alegria, ternura e testemunho.

O catequista precisa seguir Jesus de perto, ser discípulo de Jesus, aprender do Mestre para ensinar!

E já que é preciso ser evangelizado para evangelizar, vamos ser evangelizados pelo padre Jonas Abib:

 

 

 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.