Iniciamos no ultimo domingo, com a Procissão de Ramos a Semana Santa, que nada mais é a “Grande Semana”, onde nos preparamos para celebrar o mistério Pascal, paixão, morte e ressurreição de Jesus.
- Quinta-feira Santa – Neste dia celebra-se a missa dos Santos óleos, e a missa da ceia do Senhor, onde se realiza também o rito do lava-pés, relembrando o gesto que Jesus fez com os seus discípulos. Este rito ajuda a compreender a importância do mandamento do amor para os cristãos.
- Sexta-feira Santa – celebra-se neste dia a morte vitoriosa de Jesus Cristo sobre a morte, e não se celebra a Eucaristia neste dia. O rito da celebração da Paixão do Senhor é composto de três partes: a liturgia da Palavra, a adoração da Cruz e a comunhão eucarística.
- Sábado Santo – Nesse dia, venera-se o repouso de Jesus no sepulcro, e onde se realiza também a Vigília Pascal, que nada mais é uma noite de vigília em honra do Senhor (cf. Ex 12, 42).
- Domingo de Páscoa – A liturgia deste dia celebra o acontecimento pascal como dia de Cristo, o Senhor. A liturgia da Palavra contém o querigma pascal e a recordação dos compromissos da vida nova em Jesus ressuscitado, que acentuam o valor da celebração da Páscoa, que faz o fiel entrar, por sua participação, na condição de vida nova em Cristo.
Uma Boa Semana Santa a todos!