Experiencia de oração para crianças - Fé e Conversão

TEMA: FÉ E CONVERSÃO

OBJETIVO: Ter um encontro pessoal com Jesus Salvador pela fé e pela conversão. Fazer um ato de fé e de conversão.


A –

A fé é um dom de Deus. É a certeza de que Deus vai agir de acordo com Suas promessas.
A fé nos leva a crer que já fomos perdoados. E que podemos viver em harmonia com Deus, com o próximo, com a criação e com nós mesmos.

O que devemos fazer para viver como Jesus?

– Crer em Jesus e se converter.

– Professar nossa fé em Jesus, dizer sim a Jesus.

B – CONVERSÃO

Fé sem conversão seria como um fogo que não queima. Seria uma fé morta.
A conversão não se limita a uma mudança de moral. Conversão é mudança de vida: pela fé entregamos nossa vida de pecado a Jesus e recebemos dele a sua vida de Filho de Deus.

1o aspecto da conversão – Jesus começa a viver, amar, servir e atuar em nós e através de nós.

Conversão é uma troca de vida: trocamos nossa vida pela vida de Jesus. É entregar o coração a Deus. Não é só dar as costas ao pecado, mas voltar a face para Deus. O sol divino nos transforma.

2o aspecto da conversão – Passamos a viver como filhos de Deus. Não só afastados do pecado, mas na alegria festiva de filhos.

A conversão comporta três dimensões
a) Dimensão pessoal
“cada um se faça batizar”(At 2,38)
“cada um se arrependa de seus pecados e se dedica a aceitar Jesus como único Salvador”, enxertando-se e enraizando-se nele.

b) Dimensão comunitária
“perseveraram na comunhão”(At 2,38)

Os primeiros cristãos começaram a tomar parte ativa numa comunidade reunida em torno da Ceia do Senhor e do Ensino Apostólico. Se não conseguir a integração na comunidade, onde se vivam o amor e o perdão, e onde cada um preste serviço aos demais, pode-se dizer que está falho o processo evangelizador.

c) Dimensão social
“Todos os cristãos viviam unidos e tinham tudo em comum” (At 2,44)
O evangelizando e a comunidade presta um serviço ao mundo. Sua conversão deve promover a civilização do amor. O evangelho transforma as estruturas que estão submetidas ao poder do pecado. O Evangelho impregna a dimensão política, econômica, cultural e ecológica.

C – MANIFESTAÇÃO EXTERNA DA FÉ E DA CONVERSÃO

São Paulo afirma que, para alcançar a salvação, necessita-se não só de crer com o coração, mas também de declarar com a boca (Rm 10,9-10).
Na evangelização querigmática deve haver um momento que o evangelizando tenha oportunidade de manifestar sua fé e conversão, confessando Jesus como único Salvador e Senhor de toda a sua vida. (Jesus é o Senhor quando Ele, efetivamente, governa e dirige a pessoa que decide de acordo com os princípios evangélicos e os valores do Reino) ( At 4,12; Rm 10,9; At 3,20)

No ministério de Jesus, encontramos diversos tipos de manifestações de fé, que desencadearam o poder salvífico: Mc 5, 25-34; Lc 19, 8; Mt 16, 16; Mt 20, 31; Lc 7, 37-38.

DINÂMICA: EU E JESUS

Cada criança vai ficar um tempinho com Jesus sozinho. No final da dinâmica, será aberto um espaço para que a criança que quiser possa partilhar como foi esse momento para cada um.

Cada criança vai partilhar em que Jesus vai ser o Senhor na sua Vida (senhor da minha família, senhor dos meus estudos, senhor da minha saúde, etc

CONTEÚDO: VEM, PEDRO! (Mateus 14)

Um dia, Jesus pediu aos Seus discípulos que seguissem adiante e fossem para o outro lado do mar. Enquanto isso, Ele foi sozinho a um monte rezar. Já era noite, o mar estava agitado, com ondas altas e fortes, e o vento soprava contra o barco. Os discípulos estavam cansados e com muito medo, e Jesus estava na montanha, conversando com Deus.

Durante a madrugada, Jesus percebeu que o barco parecia não sair do lugar, por causa do vento forte, e foi caminhando sobre as águas em direção a ele.

Quando os discípulos viram aquele vulto estranho se aproximando, sentiram muito medo e, apavorados, começaram a gritar:

É um fantasma! É um fantasma!

Eles não perceberam quem era, até que Jesus lhes disse:

Sou Eu. Não tenham medo.

Pedro, na mesma hora, respondeu:

Se és Tu, Senhor, deixa que eu vá ao Teu encontro!

Vem, Pedro! – chamou Jesus.

Pedro começou a andar sobre as águas, mas sentiu medo, tirou os olhos de Jesus e começou a afundar. Gritando, dizia:

Jesus, salva-me! Socorro!

Jesus pegou sua mão e disse:

Homem fraco na fé, por que duvidaste?

E o ajudou a voltar para o barco.

Naquele momento, o mar ficou calmo, e os discípulos disseram:

Jesus, o Senhor é o Filho de Deus! Professaram a Fé em Jesus e a partir daquele dia houve uma grande mudança na vida de cada um.

ORAÇÃO: Para não afundar Pedro teve fé em Jesus, nesse dia queremos pedir a Jesus o dom da fé.

ATIVIDADE: Fazer um barquinho com dobraduras ou construir um barquinho com materiais descartáveis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.