Quinta feira: a Santa Ceia do Senhor

Quinta feira: a Santa Ceia do Senhor!

Muitas coisas importantes para nossa fé, aconteceram neste último encontro entre Jesus, antes de ser crucificado, e seus discípulos!

Esta celebração é repletada de significados que dão rumo a nossa fé. Vamos recordar?

Na quinta-feira Santa, em todas as Dioceses do mundo inteiro temos duas Missas, uma, em geral pela manhã, chamada de Missa dos Santos óleos e outra em geral a noite, chamada de Missa da Ceia do Senhor.

Missa dos Santos óleos

Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a bênção dos santos óleos que serão usados durante todo o ano pelas paróquias.

São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos (batismo) e dos Enfermos.

Missa da Ceia do Senhor

 Aqui no Blog tem um passo a passo para participar desta Missa pelos meios de comunicação e não apenas assisti-la

Nesta Missa celebramos 03  Mistérios Divinos, que são eles:

1. A Instituição do Sacerdócio.

 

A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, na véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’.” (Mt 26,26).

Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”.

Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.

2. A Instituição da Santa Eucaristia.

Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal.

Faz memória da Última Ceia, quando Jesus foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho.

Ele, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.

A palavra “Eucaristia” vêm da palavra grega “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e caracteriza a presença real de Jesus Cristo no Pão e Vinho.

3. O mandamento do Amor.

Lavar os pés dos servos é o gesto do Senhor que dá a vida pelos seus. Esta é a Missão do Filho de Deus feito homem! 

Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem.

Sendo assim, o Cristão deve amar e servir com toda humildade. Portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.

Quando o padre, lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus, não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.

Agora você já fez memória da ultima Ceia do Senhor e pode contar para os pequenos!

Baixe as imagens abaixo e dê para eles complementarem com os outros discípulos e pintarem! 

 

 

 

Que possamos aprender com Jesus amar e servir com toda humildade aos irmãos! 

Sua irmã em Cristo, Ângela Menezes

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.