A lectio divina no meu dia-a-dia

INTRODUÇÃO
A Bíblia sempre foi um livro intrigante, misterioso, confuso e até mesmo desejado por homens e mulheres de todos os tempos. Uma prova disso, seria do porque que é o livro traduzido em mais línguas, ou um dos livros mais antigos, e ainda recente, (se pensarmos no Antigo Testamento) da humanidade. Mas nos dias de hoje, como poderíamos nos aproximar deste livro, levando em consideração a distancia de tempo que está entre nós e os seus autores? A resposta seria apenas uma, e esta usamos o documento do Concilio Vaticano II, que diz que devemos ler a Bíblia em intimidade com o mesmo Espírito no qual foi escrita.
Ou seja, enquanto nos aproximarmos da Palavra de Deus apenas como um livro histórico, ou apenas como curiosidade, nunca o entenderemos, como realmente é: Palavra de Deus. Para entendermos a Bíblia, não basta apenas estuda-la, mas principalmente fazer uma experiência com ela. Esta experiência, que com os olhos da fé que a reconhece Palavra de Deus, será nova a cada momento que for lida. Esta é a intenção neste curso, que muito mais que um momento de estudo da Palavra de Deus, é um convite a fazer uma experiência de vida e de intimidade com a Bíblia, Palavra de Deus.

METODOLOGIA
Partiremos sempre de um texto bíblico, onde faremos meditadamente uma leitura (se preciso mais vezes). Ao texto faremos 3 perguntas. Repito, ao texto faremos 3 perguntas. Por que digo ao texto? O texto lido, não é apenas letra morta, mas o Verbo de Deus, ou seja, é Deus que fala através da Sua Palavra. Por isso, perguntar ao texto, pois é ele, o texto, a Palavra de Deus que deve responder.
E quais são as três perguntas?

• O que diz o texto? Isto implica uma leitura em caráter histórico-literário do texto.
• O que o texto me diz? Isto implica partimos para descobrimos no texto algumas coisas que me fazem me encontrar com o texto e no texto. Promessas de Deus, ordens de Deus e princípios eternos, que não mudam, por exemplo, “Deus é amor”. Tentando atualizar o texto lido na minha vida, colhendo do texto a mensagem de Deus para mim naquele momento. Digo naquele momento, pois a Palavra de Deus é sempre nova, e sempre tem algo para nos dizer.
• O que este texto me impulsiona a fazer? É hora de decisão, de colocar em pratica a mensagem de Deus na vida. Isto pode implicar um perdão, uma reconciliação, uma conversão, um deixar, uma tomar posse, enfim, uma atitude concreta, à luz do mesmo Espírito no qual a Bíblia foi escrita.

CONCLUSÃO
Este é apenas um método como existem tantos outros para a leitura da Bíblia. Não importa o método, mas a experiência continua que eu faço com a Palavra de Deus que deve, verdadeiramente encarnar na minha vida, através de tudo que eu faço.
Apelo à santidade dos filhos de Deus é a primeira mensagem da Bíblia que se desenvolverá nos diversos temas, situações, encontros e desencontros, que somos todos, sem exceção a viver. Mas é apenas um convite, pois sobretudo a liberdade deve guiar a leitura da Palavra de um Deus que é amor, e só por amor seremos verdadeiramente livres.
Bom encontro com a Palavra do Deus Amor.