Quando só resta a esperança!

 A sabedoria do povo que acredita na esperança! 

Foto: cancaonova.com

Diz o povo em sua sabedoria que “a esperança é a última que morre” e o diz verdadeiramente porque onde há esperança, há caminhos.

As situações limite da existência humana sempre descortinam novos horizontes quando o coração dos que as vivem é pleno desta virtude. Muito mais do que uma atitude humana, a esperança é um dom divino, que ao lado da fé será companheira de cada pessoa até sua chegada na eternidade, quando ambas entregarão cada um à vivência do amor, que jamais acabará.

A marca característica do humano é a limitação, que constantemente põe em risco os belos projetos que o mesmo elabora. Sem a esperança os sonhos humanos podem se tornar ilusão e frustração. Coroados por essa virtude ganham asas para cortar os céus das dificuldades e pousar no chão da realidade.

Mesmo desejando que 2019 seja pleno de felicidade, certamente, nele as pessoas se encontrarão com desafios e sofrimentos, decepções e perdas que, porém, não terão a última palavra se dentro de cada um houver a sagrada presença da esperança.

A virtude da esperança é simbolizada pela âncora, que com seu peso deitado sobre o fundo do mar, mantém firme o barco, mesmo que ele seja agitado pelo vento e pelo movimento das águas.

O início de um novo ano se apresenta como ocasião privilegiada de olhar para frente e enxergar no horizonte da história pessoal, familiar, pastoral, eclesial e social a luminosidade produzida pelo sol da esperança, que fecunda de vida nova o olhar, o sentir, o pensar, o querer e o agir humano, tornando novas todas as coisas que nele as pessoas vão viver, fazer e acolher.

A esperança não é, de forma alguma, uma atitude passiva, de quem simplesmente espera que as coisas aconteçam. Ela tem mais a ver com expectativa, ou seja, é expressão do sentimento interior de quem visualiza algo melhor e se empenha pela sua realização, dando o melhor de si para tanto.

Grande testemunho de pessoa movida pela esperança é dado em nossos dias pelo Papa Francisco, cujos gestos espontâneos e simples têm chamado a atenção do mundo, não porque em sua vida os desafios sejam inexistentes, mas porque seu olhar, suas palavras e suas atitudes deixam transparecer um coração transbordante de esperança.

Para viver um ano novo feliz e pleno de realizações é preciso ter e semear esperança. Que ninguém deixe de assumir esta responsabilidade e de cumprir esta tarefa.

Pe. Edinei Evaldo Batista

Pároco da Paróquia Santa Teresinha, em São José dos Campos