Quaresma, tempo favorável para abrirmos o coração!

Quaresma, tempo de permitir a ação do Espírito Santo em nós!

Foto: http://dioceseleopoldina.com

Iniciou-se o tempo litúrgico da Quaresma, o tempo da graça de Deus, que nos motiva a assumir com mais entusiasmo o dom da vida nova, que Cristo Jesus conquistou para nós por sua Páscoa de morte e ressurreição. 

Quaresma é o tempo favorável para abrirmos o coração, de modo a permitir que o Espírito Santo nos converta profundamente ao amor de Deus e ao amor dos irmãos.

Conversão significa mudança de vida, mudança de valores que motivam nossas decisões diárias, para testemunharmos o Senhorio de Jesus no mundo em que vivemos. Sendo assim, o apóstolo São Paulo afirma: “​Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. ​Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães não fermentados de pureza e de verdade” (1 Cor 5, 7-8).

Ao celebrar a Santa Missa na basílica de Santa Sabina em Roma na última quarta-feira de Cinzas, o papa Francisco advertiu em sua homilia: “As realidades terrenas dissipam-se como poeira ao vento. Os bens são provisórios, o poder passa, o sucesso declina. A ​cultura da aparência,​ hoje dominante e que induz a viver para as coisas que passam, é um grande engano. Pois é como uma fogueira: uma vez apagada, ficam apenas as cinzas”. O Papa disse ainda que a “Quaresma é o tempo para nos libertarmos da ilusão de viver correndo atrás da poeira. Quaresma é redescobrir que somos feitos para o fogo que arde sempre, não para a cinza que imediatamente desaparece; para Deus, não para o mundo; para a eternidade do Céu, não para o engano da terra; para a liberdade dos filhos, não para a escravidão das coisas. Hoje, podemos nos perguntar: De que parte estou? Vivo para o fogo ou para as cinzas?” Que tenhamos a coragem de apresentar à própria consciência as perguntas propostas pelo Santo Padre: “De que parte estou? Vivo para o fogo ou para as cinzas?”

Para uma boa vivência desta Quaresma gostaria de propor um exercício que mensalmente somos convidados a fazer na Canção Nova, diz respeito ao Retiro da Boa Morte. Este retiro ajudando-nos a colocar “tudo em ordem: por dentro e por fora, Deus quer santidade”. Porém, podemos principalmente aproveitar o apelo quaresmal para realizar o Retiro da Boa Morte, e assim que em cada um de nós morra o pecado e ressurja, pelo poder do Espírito Santo Santificador, a criatura nova, que contribuirá com a construção do Mundo Novo.

Se você se interessou pelo retiro da boa morte, acesse para adquirir

A todos, votos de uma Quaresma rica de frutos de santidade para que com a vida cantemos o hino daqueles que foram remidos pelo Cordeiro imolado e que vive para sempre.

Pe. Wagner Ferreira

Doutor em Teologia Moral

Vice – Presidente da Comunidade Canção Nova