Palavra de Deus, Palavra de Vida, diálogo com o Pai!

A palavra de Deus, diálogo com o Pai

A Palavra de Deus por excelência é Jesus Cristo, homem e Deus. O Filho eterno é a Palavra que desde sempre existe em Deus. Por Ela mesma é Deus: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1, 1). A Palavra revela o mistério de Deus Uno e Trino. Desde sempre pronunciada por Deus Pai no amor do Espírito Santo, a Palavra significa o diálogo, descreve a comunhão, introduz na profundidade da vida beata da Santíssima Trindade.

Em Jesus Cristo, Verbo eterno, Deus nos escolheu antes da criação do mundo, predestinando-nos à sermos seus filhos adotivos (cf. Ef 1, 4-5). Enquanto o Espírito pairava sobre as águas e as trevas recobriam o caos (cf. Gn 1, 2), Deus Pai decide criar os céus e a terra por meio da Palavra, pela qual foi feito tudo o que existe (cf. Jo 1, 3). Portanto, as marcas da Palavra se encontram também no mundo criado: “os céus narram a glória de Deus e a obra de suas mãos anunciam o firmamento” (Sl 18, 2).

A obra mais perfeita da criação é o homem, feito à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1, 26-27), capaz de entrar em diálogo com o Criador como também de perceber na criação o selo de seu Autor, o Verbo criador, e por meio do Espírito Santo viver na comunhão com Aquele que é (cf. Ex 3, 14), com o Deus vivente e verdadeiro.

Quando, pois, na plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4) Deus quis desvelar aos homens o mistério de sua vida, escondido dos séculos e das gerações (cf. Col 1, 26) o Filho Unigênito de Deus se encarnou, “o Verbo se fez carne veio habitar entre nós” (Jo 1, 14).

Assim, através das palavras da Sagrada Escritura, o cristão é convidado a descobrir a Palavra de Deus, o esplendor do glorioso evangelho de Cristo que é a imagem de Deus (cf. 2Cor 4, 4).

Jesus Cristo, é, pois o “Mediador e plenitude de toda a Revelação”. N’Ele, o Pai disse tudo. Não haverá outra palavra além dessa. “São João da Cruz, após tantos outros, exprime-o de modo luminoso, ao comentar Hebreus 1, 1-2: “Ao dar-nos, como nos deu, o seu Filho, que é a sua Palavra – e não tem outra – (Deus) disse-nos tudo ao mesmo tempo e de uma só vez nesta Palavra única e já nada mais tem para dizer. […] Porque o que antes disse parcialmente pelos profetas, revelou-o totalmente, dando-nos o Todo que é o seu Filho. E por isso, quem agora quisesse consultar a Deus ou pedir-Lhe alguma visão ou revelação, não só cometeria um disparate, mas faria agravo a Deus, por não pôr os olhos totalmente em Cristo e buscar fora d’Ele outra realidade ou novidade” (CIC, 65).

Achei importante trazer algumas citações da Sagrada Escritura sobre o valor da Palavra de Deus. Vejamos:

[…] Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas” (Hb 4,12).

Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2Tm 3, 16-17).

Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática é semelhante a alguém que observa o seu rosto no espelho…” (Tg 1, 22).

[…] Bem-aventurados, disse Jesus, os que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática” (Lc 11, 28)

Jesus lhe respondeu: está escrito, não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4).

Feliz mês da Bíblia. Construamos nossas vidas à luz da Palavra de Deus e dos seus mandamentos.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB

Bispo Diocesano de São José dos Campos