Encontro para Fundadores e Moderadores das Novas Comunidades

Encontro para Fundadores e Moderadores das Novas Comunidades em São José dos Campos

 

Na sede da comunidade Magnífica, no último final de semana 14 e 15 de setembro de 2019, aconteceu a segunda edição do retiro para fundadores e moderadores das novas comunidades. A frente de missão da Canção Nova em São José dos Campos participou junto com as comunidades: Com Deus, Cenáculo de Amor, Koinonya, Fonte de Amor, Luz das Nações, Sede de almas, Tom de Amor, Nova Nazaré,  Comunidade Ide, Maria Anunciadora do Evangelho, Magnificat, Nova via, Caminho do discípulo, Puro Amor de Deus, Pantokrator, Comunidade Católica Avivamento, Servos da fonte, Comunidade Fanuel, Comunidade Coração Eucarístico, Consoladora dos Aflitos, Monte Gargano, Betesda, Servos da Palavra e Comunidade Kairós. Foi um momento riquíssimo de espiritualidade e formação.

Os pregadores do evento foram: Padre Djalma Lopes, vigário geral da Diocese de São José dos Campos, fundador da comunidade Servos da Palavra e Assessor diocesano para as novas comunidades; e Padre Delton Filho fundador da comunidade Coração fiel, vice-assessor da Pastoral da Comunicação no Regional Centro Oeste da CNBB. Estes desenvolveram temas como: Artifícios do mal Espírito, o plano espiritual e afetividade do consagrado.

A comissão das novas comunidades foi instituída por Dom Moacir, fruto do sínodo diocesano, e que foi recebido com muito apoio pelo atual Bispo da Diocese Dom César. Esta comissão tem como objetivo o acompanhamento das novas comunidades na Diocese de São José dos Campos. Ela conta com um conselho, que tem como Presidente Padre Djalma Lopes, formada também por outros membros como, Mário Sérgio fundador da comunidade nova via; Jonhatan moderador da comunidade Pantokrator; Luís Vagner fundador da comunidade cenáculo; Fábio Vieira responsável da frente de missão da Canção Nova e Mônica da comunidade IDE.

De acordo com o Padre Djalma, “a Comissão tem sido um organismo de pastoreio e integração das Novas Comunidades na caminhada diocesana. Para alcançarmos este objetivo, temos reuniões periódicas com os fundadores ou moderadores das Novas Comunidades e dentre outras atividades o retiro anual que estamos promovendo. Este retiro tem o objetivo de cuidar de quem cuida, ou seja, os fundadores e moderadores que tem a missão de conduzir na vontade de Deus suas comunidades ajudando-os a caminharem cada vez mais no coração da Igreja”.