OU SANTOS OU NADA!

Ou Santos ou nada! 

A mais de uma década, em um momento de difícil perda, Padre Jonas Abib institui que na Canção Nova viveríamos este lema: OU SANTOS OU NADA. Mas Deus via além, a frase deu origem a músicas , acampamentos, livros, palestras e etc. Ou Santos ou nada se tornou uma motivação para se viver em busca da santidade sempre amparados pela graça de Deus.

Os dias de hoje são maus, a degradação da moral, as diversas situações provenientes de problemas sociais (violência, pobreza, drogadição…), as corrupções, as facilidades tentadoras que o advento da internet trouxe, a propagação de ideologias pagas. Tudo isso nos exige uma vontade forte na luta contra o pecado. Somos seduzidos o tempo todo pelas artimanhas do maligno que age sutilmente no nosso meio e se não estivermos em comunhão com Deus certamente cairemos na tentação e abandonaremos a graça de Deus. Viver o lema “Ou Santos ou nada” nos tempos atuais é uma tarefa para quem entendeu que precisa de Deus o tempo todo e em tudo que fazemos, pois sem Ele será impossível resistir às pequenas e grandes tentações destes tempos maus.

Devemos buscar manifestar os gestos que nos levam a santidade na vivência do amor fraterno com os que convivem conosco, na hospitalidade, nos gestos concretos com os mais necessitados, no leito conjugal, na afetividade, como lidamos com os bens materiais, na luta diária contra nossas fragilidades, na busca humilde pela confissão. Enfim, devemos estar o tempo todo na busca de sermos ou Santos ou nada.

O Papa Francisco em sua exortação apostólica gaudete et exsultate diz o seguinte:

14. “Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra.

És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais”.

Meus irmãos, motivados pelo lema “Ou santos ou nada”, e pelas palavra do Santo Padre neste documento peçamos a Deus que nos ajude a sermos dia a dia mais de Deus, a vivermos em busca de desejarmos ardentemente Ou santos ou nada.

Deus está lutando conosco.

Fábio Gonçalves Vieira
Missionário da comunidade canção Nova.