Um coração agradecido

Um coração agradecido experimenta a ação do amor de Deus

Louvar o Senhor e agradecê-lo por tudo, abre as portas do nosso coração e nos faz experimentar o céu.

Na minha história, vivi algumas experiências difíceis e, eu só entendi que me libertaria de tudo aquilo que passou, se eu começasse de novo, com um coração livre, agradecendo a Deus por tudo o que já tinha acontecido e também louvá-lo pelas pessoas que me prejudicaram. É um exercício doloroso de abrir o coração para experimentar o novo de Deus, aprendendo a louvar por tudo, até pelas pessoas que me fizeram algum mal.

Abrir o coração para o louvor é perdoar. Às vezes fazemos o exercício de perdoar mas não louvamos a Deus pelo o que passou… Essa é a grande diferença, não é só perdoar, é mais que isso, é agradecer por tudo, permitindo que esse louvor nos leve pra frente e não nos deixe parado na mesma situação.

Padre Jonas Abib tem uma música que diz: “o amor de Deus é que me leva pra frente, que me impulsiona”, ou seja, é no louvor que experimentamos o amor de Deus.

Diversas experiências vão nos marcando e nos fazendo ser gratos a Deus. Estamos sempre aprendendo e Deus usa da nossa imperfeição, para revelar a perfeição Dele.

Não devemos parar no passado, temos que seguir alguns passos para viver como ressuscitado com Cristo.

No evangelho de João 6,44-51, Jesus no ensina alguns passos importantes para a nossa vida:

Ninguém pode vir a mim se o Pai não o atrair. Se não formos atraídos pelo amor de Deus que é capaz de nos resgatar e curar, não nos encontraremos com Jesus. Aquele que conduz a sua vida sendo atraído por Deus e se encontrando com Jesus, vive como ressuscitado, deixando o que era velho para viver uma vida nova.

Quem escuta o ensinamento do Pai, e Dele aprende, vem a mim. Quem não escuta, não aprende Dele e não pode ser atraído para as coisas do céu. Estamos muito agitados, fazemos muitas coisas, mas, só escuta Deus quem para e ouve a voz do Senhor. À vezes vivemos mas não o conhecemos. Alguns casais vivem muitos anos juntos, mas nem sempre um conhece o outro, mesmo convivendo todos os dias. Para conhecer é preciso escutar, se importar e se interessar pelo outro, descobrir quem ele(a) é. Muitas vezes vamos à igreja, temos um trabalho pastoral, vivemos uma vida com Deus, mas não o conhecemos, porque estamos lá apenas pelos nossos interesses e não paramos para o escutar. Quem não escuta, não aprende, não é atraído por Ele, não o conhece.

Aquele que crê em mim tem a vida eterna. Não é só atração e nem só escuta, é preciso acreditar. Jesus afirma que todo aquele que acredita, terá a vida eterna. Simplesmente acreditar e deixar que essa verdade de fé se torne a nossa identidade da vida, do nosso coração, isso é crer.

Eu sou o pão que dá a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Jesus deu a sua vida para dar vida ao mundo. Jesus é o pão que nos alimenta e nos dá a vida eterna.

São esses passos que marcam a nossa história e nossos relacionamentos: atração, escuta, acreditar e alimentar do pão da vida eterna.

Sem a atração, não é possível permanecer junto ao outro.

Dentro de um relacionamento familiar, matrimonial, de amizade, a escuta é importantíssima porque ela nos faz aprender do outro.

Crer, ou seja, aprender a acreditar no outro, principalmente no relacionamento com Deus que nos promete a vida eterna.

Jesus é o nosso alimento, nosso presente para a vida inteira. Não é visível aos nossos olhos, mas é visível ao nosso coração. Eis que estarei convosco até os fim dos tempos.

Não existe mágica, mas sim esforço e vida de oração. Desejo que tenhamos um encontro íntimo com o Senhor que vai gerando em nós a vida eterna.

Que o Senhor permaneça conosco e nos dê um coração agradecido.

Padre Francisco José da Silva

Catedral de São Dimas