Maria, o exemplo de obediência a Deus

A Igreja católica dedica o mês de maio a Maria, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa também

Nossa Senhora disse Sim a Deus ao aceitar conceber e gerar seu único filho, e novamente renovou este Sim a Deus e a toda humanidade diante da cruz de Jesus, em meio ao todo o sofrimento que estava vivendo foi novamente obediente, não hesitando quando Cristo a disse que João a partir daquele momento seria seu filho (Jo.19, 26-27). Foi novamente obediente e a partir daquele momento foi morar com seu mais novo filho, dando a João o consolo e amor daquela que era nada menos que a mãe de Deus. Jesus com essa atitude queria muito mais do que cuidar de sua mãe que era viúva e sem outros filhos, afinal Ele queria oferecer os cuidados maternais de sua mãe ao discípulo que amava e estava com o coração ferido, estendendo assim este cuidado a todos os cristãos de forma espiritual.

A devoção Mariana nos ajuda a fazer uma experiência concreta com o amor de Deus, pois o nosso Salvador foi gerado em seu ventre com a sua permissão, pois jamais faria algo que Ela não aceitasse. Através dela o plano de Salvação foi possível, porque Ela amou a Deus sobre todas as coisas e estendeu este amor a cada um de nós, sendo obediente novamente no calvário diante da cruz de seu Filho Jesus. Quem pode dizer que recorreu a Nossa Senhora e foi decepcionado. Lembro-me de quando era criança, sempre que via minha família em alguma situação de perigo, corria para o banheiro e rezava várias Ave-marias e Pai-Nossos um atrás do outro, ainda não sabia rezar o terço, mas as duas orações que conhecia as usava muito, me acalmava e hoje relembrando a gravidade das situações percebo quantos livramentos recebemos através da intercessão fiel de nossa mãe ao Pai, e do Pai que que se alegra ao nos ver recorrendo a Nossa Mãe, já que Ele a nós a deu para isso, para que tivéssemos um consolo e proteção materna nos momentos de perigo e sofrimento.

Hoje, 13 de maio, celebramos as aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, aonde pediu incessantemente que rezássemos o terço e fizéssemos Jejum, para que intercedêssemos mundo inteiro e pedíssemos a conversão de todos pecadores.

Que neste tempo de pandemia, momento em que muitas vezes nos sentimos desprotegidos e angustiados, possamos confiar nossas aflições a nossa Mãe do céu, que nos acalma e nos protege.

Telma Daniel

Comunidade Canção Nova