O mais lindo mergulho

Um mergulho no Imaculado Coração de Maria

No mês de Junho, comemoramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, e também celebramos a memória do Imaculado Coração de Maria. Em um certo sábado, desde cedo, o meu pobre coração, que de imaculado nada tem, queria fazer um mergulho neste mistério inesgotável do Coração da Nossa Mãe Imaculada, e uma melodia antiga me acompanhava neste desejo. Acordei lembrando-me do “Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação!” e, enquanto passava o meu café, eu procurei na internet a letra dessa música. Minha falecida mãe gostava de cantar, cozinhando, lavando roupa, limpando a casa. Ficaram na minha memória melodias tão esquecidas que volta e meia afloram à minha mente, como que emergindo de um baú empoeirado, e eu procuro, assim que posso, espanar aquela poeira e redescobrir sua beleza e significado.

Bem, durante uma das Missas na TV Canção Nova,das 7:00h de sábado, eu ia alimentando em mim o desejo de dar esse mergulho refrescante nas profundezas do Imaculado Coração de Maria. O celebrante era o Pe. Wagner, que com sua homilia era como que antecipasse as minhas ideias, e eu fiquei pensando que este texto afinal não passaria de uma transcrição quase que fiel das palavras do sacerdote. Mesmo percebendo aí um sinal afirmativo de Deus na Sua Providência, desisti da tarefa. Tomei café, fui descartar o lixo, conversei com o porteiro do condomínio, organizei meu quarto, costurei um pouco… mas o Imaculado Coração continuava a mexer comigo.

Então, cá estou. Vamos mergulhar comigo? Eu nunca mergulhei, tenho medo de água. Mas neste mar do Coração Imaculado, eu me jogo sem medo. As águas são límpidas, acolhedoras, tépidas, envolventes. Aí está o mar de graças, interpretando o dizer de São Luiz Maria Grignion de Monfort: “Deus reuniu todas as águas, e deu nome de mar, reuniu todas as graças e deu o nome de Maria”. Vamos mergulhar sem roupa impermeável, que é para nos encharcar desta água clara, abundante de bênçãos. Não vamos usar máscara de oxigênio, vamos aspirar até nossos pulmões esta água que não nos fará mal, nem nos causará a morte, mas nos encherá da presença do Doce Espírito Santo, que aí habita em plenitude. Neste mergulho no mar do Coração Imaculado de Maria teremos nossos instrutores, os santos, que souberam nadar sem medo nestas águas. Neste mar, ainda que surjam turbilhões, não nos trarão perigo, porque são turbilhões do excesso de amor da Nossa Mãe, que reuniu em Si todas as bem-aventuranças.

Quanto mais profundo descermos, mais seremos atraídos pela fonte de onde brotam essas águas, o amor incondicional do Deus, que desde a ruptura da aliança provocada pelos nossos primeiros pais, quis restabelecer nesta Mulher incomparável uma outra aliança, tão perfeita e duradoura que nos readmitiu ao Paraíso. Maria é a mulher do SIM, dado com todas as forças e potências do Seu Coração Imaculado. Um sim que afastou para sempre a vitória do orgulho, da prepotência, da autossuficiência, da rebeldia. Com Ela aprendemos a total doação a Deus e aos Seus desígnios para a nossa vida.

E, enquanto vivemos esta grande aventura do mergulho, vamos pedindo: Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação! Quando a doença vier nos visitar em nosso corpo, o Vosso Coração Imaculado será o nosso remédio! Quando os inimigos nos atacarem, querendo derrubar-nos na tentação, o Vosso Coração Imaculado será o nosso escudo! Quando a dúvida nos paralisar, o Vosso Coração Imaculado nos ensinará! Quando a vergonha e o medo nos impedirem de uma santa confissão, o Vosso Coração Imaculado nos levará pela mão! Quando a morte se aproximar, e o terror da condenação nos assaltar, o Vosso Coração Imaculado nos defenderá! E, ao chegarmos diante do trono do Vosso Filho, para sermos julgados, o Vosso Coração Imaculado nos salvará! Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação!

Maria Helena

Comunidade Canção Nova