Qual a herança dos seus avós?

O que você aprendeu dos seus avós?

A celebração do dia dos avós foi instituída, por se relacionar com a data que a Igreja católica celebra os avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim, hoje, dia 26 de julho. Foi a partir deles que surgiu a Sagrada Família, você já pensou nisso?

Na minha família paterna, a presença dos meus avós sempre foi marcada pelo amor e cuidado, eles nos deram como maior herança: a fé. Foi com minha querida avó paterna, que aprendi os valores que me formaram como uma mulher e missionária de Deus. Ela desde pequena, me ensinou a roupa que era de missa, e se não estivesse de acordo, orientava para trocar. Foi ela também que me ensinou o amor a Virgem Maria, quando reunia seu grupo de mães e rezavam o terço juntas. O primeiro grupo de jovens que participei, foi ela que conversou com a coordenadora e pediu para ela me acompanhar.

E em nossa família, crescemos festejando esta data com as minhas avós, era um dia que preparamos um presente cheio de muito amor e carinho, com aquelas que sempre cuidou de nós, logo cedo falávamos ao telefone agradecendo por tudo, quando não era possível a presença física.

Não tem como não recordar neste dia, todas as lembranças boas, sinto falta,saudades, mas me uno a ela por meio da oração e em rezar a Santa Missa, é o segundo dia das avós que o nosso encontro é a celebração eucarística. Agradeço sempre por ela, e sua presença que ajudou a descobrir o valor da fé e uma vida na presença de Deus, depositando nele a sua confiança e diante das situações difíceis perseverar na oração. Recordo-me que sala tinha uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria e ver que eles sempre cuidaram dela, uma mulher fortalecida pela graça de D´Ele.

Não sei se você se encontra na mesma realidade que eu! Ou se seus avós estão vivendo o isolamento, mas quem sabe HOJE, não seja o dia de você fazer aquela chamada de vídeo cheio de amor, ou deixar uma carta no correio, falando do seu amor e carinho por eles? Peça a criatividade do Espírito Santo, sendo obediente às orientações das autoridades de saúde (#ficaadica).

Se a igreja honra, neste dia, São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, você também pode honrar seus avós, com sua oração, com a sua intercessão, com carinho!

Santa Ana e São Joaquim, rogai por nossos avós!

Deus abençoe!

Maria Monique da Silva Dantas

Missionária Comunidade Canção Nova