Setembro Amarelo

Setembro amarelo – Se precisar procure ajuda

 

O dia 10 de setembro é dedicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia Mundial de prevenção ao suicídio, e o símbolo de cor amarela é devido ao suicídio de um jovem americano aparentemente feliz, Mike Emme, de 17 anos que era conhecido por ser dócil e com habilidade mecânica, se tornou famoso em seu meio por ter restaurado e pintado de amarelo um Mustang 68. Segundo a OMS a cada 40 segundos uma pessoa tira sua própria vida, estimando que passam de um milhão de registros de morte por suicídio por ano no mundo, sendo 12 mil apenas no Brasil.

Aproveitando o dia 10 de setembro, e sendo também milhares brasileiros acometidos por este mal, o Brasil passou a organizar em 2014 a campanha Setembro Amarelo pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, que tem por finalidade prevenir e diminuir estes índices.

A melhor forma de prevenção é o conhecimento, ou seja, é preciso falar sobre isso, embora esse assunto ainda seja um tabu, por questões culturais e sociais ainda temos medo e vergonha de falar sobre suicídio. Muitos pensam que falar sobre isto pode aumentar o risco, no entanto isso é um mito, pois falar com quem está pensando em morte ou se sente sem esperança, pode aliviar a angústia e tensão sobre esses pensamentos, pode encorajar a pessoa a buscar ajuda e ter novas possibilidades.

O indivíduo que tenta se matar em sua grande maioria está passando por algum desvio na sua saúde mental que altera sua realidade de percepção e lhe retira o direito de decisão, vendo na morte a única solução para os seus problemas, mas a boa notícia é que com o tratamento adequado o desejo de morte desaparece.

Outro mito sobre o suicídio é que a pessoa que ameaça se matar ou fala sobre seu desejo de morte, está somente tentando chamar atenção e não irá se suicidar, também não é verdade, pois a maioria das pessoas que se suicidaram falaram sobre este desejo dias ou semanas antes de cometerem o ato em si, muitas vezes tentaram e não conseguiram ser efetivos.

O suicídio é um ato intencional de tirar a própria vida e um desfecho de uma série de acontecimentos na história da vida de uma pessoa e não pode ser encarado como um fato isolado e pontual, pois quem comete o suicídio já pensava nisso anteriormente e já se preparava para este ato de colocar fim à própria vida.

Existem muitos fatores associados ao suicídio, mas os principais são:

  • depressão ou transtorno bipolar;
  • morte de uma pessoa querida;
  • trauma emocional;
  • desemprego ou problemas financeiros;
  • término de relacionamentos;
  • dependência de drogas ou álcool, etc.

Abaixo seguem algumas formas de ajudar algum amigo ou ente querido que talvez você perceba com algum comportamento suicida:

  • ouvir, ser afetuoso e dar o apoio necessário, aceitar a queixa da pessoa, ter respeito por seu sofrimento e ficar calmo;
  • levar a situação a sério e perguntar sobre tentativas de suicídio ou pensamentos anteriores;
  • explorar outras saídas para além do suicídio, identificando outras formas de apoio emocional, orientar a procurar auxílio psicológico, familiar e espiritual;
  • conversar com a família e amigos imediatamente, conseguir ajuda;
  • permanecer ao lado da pessoa com o transtorno;
  • procurar entender os sentimentos da pessoa sem diminuir a importância deles;

Se você está passando por um momento de dificuldade e sente que não consegue lidar com suas angústias e sofrimentos sozinho, peça ajuda.

Psicólogos e psiquiatras são profissionais que podem ajudar. O psicólogo poderá auxiliar você a lidar com as angústias e desenvolver ferramentas para superá-las. Enquanto o psiquiatra pode indicar o tratamento medicamentoso para combater os sintomas depressivos. Auxílio espiritual correto também pode ajudar muito, já que a espiritualidade nos ajuda a dar sentido ao sofrimento e também pode trabalhar na cura interior.

No Brasil também temos um serviço gratuito chamado CVV, O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. A organização é reconhecida como Utilidade Pública Federal desde a década de 1970. Voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site www.cvv.org.br.

Deus está sempre preocupado com tudo aquilo que faz parte de nós: nosso emocional, nosso espiritual e também nosso físico. Por isso, Ele mesmo deu sabedoria ao homem sobre a ciência.

Honra o médico, porque ele é necessário, pois foi o Altíssimo que o criou. (Eclesiástico 38, 1-15)

Se precisar, não hesite em buscar ajuda.

Que Deus nos abençoe!

Telma Lucia Daniel – Psicóloga Clínica

CRP: CRP 06/163522